Blog

Turismo de inverno: ótimas opções para aproveitar o frio

Na semana passada, os termômetros registraram as temperaturas mais baixas do ano em terras brasileiras. Até a neve deu o ar (gelado) da sua graça em muitas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para muitos, o tempo frio é a desculpa perfeita para não tirar o nariz para fora de casa: o cobertor é, de longe, a melhor companhia. Mas para outros, a estação é a melhor época para preparar os agasalhos, fazer as malas e botar o pé na estrada.

O Brasil apresenta várias cidades que têm atrativos turísticos de inverno. Destacamos, abaixo, algumas sugestões para você espantar a preguiça e se jogar nesta aventura gelada, porém inesquecível!

Gramado - viaje no inverno
Entrada da cidade de Gramado – RS

Gramado – RS: localizada na Serra Gaúcha, na região das Hortênsias, a 120 km de Porto Alegre, Gramado é uma cidade de vida turística ativa o ano inteiro, mas que vê o fluxo crescer quando as temperaturas caem. Com 90% da sua economia voltada ao turismo, a cidade tem uma ótima estrutura hoteleira, com mais de 150 hotéis e pousadas à disposição dos turistas, mas que facilmente lotam no inverno. Além dos pontos turísticos famosos, como o Lago Negro e a Rua Coberta, a gastronomia também é forte na cidade, com destaque para os cafés coloniais. Visitando a cidade, vale a pena levar como lembrança os deliciosos chocolates artesanais. Pena que eles não duram tanto tempo! E para os fãs da dobradinha inverno + cultura, em agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado.

Canela – RS: e não dá para passar alguns dias em Gramado sem conhecer a sua vizinha, a simpática cidade de Canela. Com arquitetura com forte influência germânica, Canela tem, entre os principais pontos turísticos, a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura e a exuberante Catedral da Pedra, localizada no centro da cidade.

São Joaquim - viaje no inverno
Árvore congelada em São Joaquim – SC

São Joaquim – SC: com pouco mais de 20 mil habitantes e situada a 1.360 m de altitude, São Joaquim é considerada a cidade mais fria do Brasil, que facilmente alcança temperaturas negativas a cada inverno, onde a neve é frequente e, quando cai, faz a alegria dos turistas. Cercada por paisagens encantadoras, a chegada à cidade já é um passeio imperdível, feita pela SC-438, mais conhecida como Estrada da Serra do Rio do Rastro. Pela sua localização geográfica, a cidade oferece grande estrutura de turismo rural, mas os hotéis da região central oferecem calefação e lareira, para enfrentar o rigoroso inverno. Destaque para o Parque Nacional de São Joaquim e para os restaurantes de comida caseira preparada em fogão a lenha.

Campos do Jordão – SP: localizada na Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo, a 173 km de distância da capital, Campos do Jordão é também conhecida como ‘Suíça Brasileira’. Como é característico das cidades localizadas em regiões serranas, Campos do Jordão também esbanja belezas naturais. E oferece várias opções de lazer ligadas ao turismo de aventura. No Horto Florestal, parque da cidade, por exemplo, é possível escolher entre 9 opções de caminhadas, com paisagens de tirar o fôlego e trilhas com mais de 5 horas de duração. Para quem prefere pedalar a caminhar, a cidade também proporciona opções de trilhas para mountain bike.

Já decidiu qual será o seu destino? Então aproveite as facilidades que só a Rodoviariaonline lhe oferece e garanta já as suas passagens!

Você também pode se interessar por