Blog

Semana Nacional do Trânsito 2015

Teve início na sexta-feira, dia 18, e vai até a próxima sexta, dia 25, a Semana Nacional do Trânsito, evento realizado em todo o país, que prevê ações educativas e informativas de todos aqueles que fazem o trânsito: condutores, passageiros, ciclistas e pedestres.

As ações fazem parte de um compromisso assinado pelo país com a ONU, estabelecido em 2011 que se chama ‘Década Mundial para Ações para a Segurança no Trânsito 2011/2020: Seja Você a Mudança no Trânsito”, que tem o objetivo de diminuir pela metade o número de mortes no trânsito brasileiro.

Semana Nacional do Trânsito

O trânsito brasileiro mata milhares de pessoas todos os anos. Segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde), 40.451 pessoas perderam a vida nas estradas brasileiras em 2013. Ainda segundo o SUS, o número de mortes foi 10% menor com relação a 2012, a maior queda desde 1998. As principais vítimas do trânsito são os motociclistas, que correspondem a 29% dos óbitos, seguido de motoristas e passageiros de automóveis (24%), 19% são pedestres, 3% ciclistas, 2% vítimas de acidentes com veículos pesados e os outros 23% não foram especificados pelo levantamento.

Apesar da redução, o trânsito brasileiro continua sendo muito violento: são 20 mortes por 100 mil habitantes ante 8 por 100 mil habitantes nos países desenvolvidos. Os principais motivos dos acidentes são embriaguez, excesso de velocidade e desrespeito às leis de trânsito e sinalizações. Acredita-se que a redução das vítimas fatais em 2013 se deve, principalmente, pelo aumento da fiscalização para fazer valer a lei seca, além do aumento do valor das multas. Segundo especialistas, outro fator que influencia na queda das mortes é a queda na velocidade média praticada nas grandes cidades, provocada pelo aumento da frota de veículos.

Nos próximos dias, os departamentos estaduais do trânsito de todos os estados brasileiros estarão abordando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para falar sobre um trânsito mais responsável e humano, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância de estar atento e agir de acordo com as leis vigentes no país. Se cada um fizer a sua parte, certamente os resultados serão positivos e fará do trânsito muito mais seguro.

Dia Mundial Sem Carro

Aproveitando a semana propícia e que o assunto ‘trânsito’ está em alta, dia 22 de setembro é a data escolhida para se deixar o carro na garagem e seguir para o seu trabalho, escola ou compromissos de um jeito diferente. Estamos falando do Dia Mundial Sem Carro, data conhecida no mundo todo onde organizações governamentais e não governamentais promovem ações em prol do meio ambiente e contra o uso excessivo do automóvel. A ideia é que as pessoas experimentem formas alternativas de mobilidade, pelo menos neste dia, mostrando que é possível, sim, deslocar-se sem depender de um carro. Vale ir à pé, de bike, patins, skate, ônibus e metrô: não importa o meio escolhido, o que vale é participar!

dia nacional do trânsito

O Dia Mundial Sem Carro foi criado na França, em 1997, e rapidamente se espalhou por outros países europeus. No Brasil, a cidade pioneira em ‘comemorar’ a data foi São Paulo, que desde 2003 mantém uma agenda muito ativa nesta época, principalmente com atividades organizadas por grupos de ciclistas que promovem as famosas ‘Bicicletadas’. De lá para cá, o envolvimento das pessoas só cresceu e hoje é possível ver iniciativas por todas as cidades. Tanto que o mês de setembro já é conhecido, informalmente, como o mês de mobilidade.

Se você é acostumado a sempre usar o carro para tudo, até mesmo para percursos curtos, aproveite este movimento para repensar sua mobilidade. Você pode descobrir alternativas mais baratas, mais rápidas e saudáveis, além de contribuir coletivamente com a melhora do trânsito da sua cidade.

O Portal Rodoviariaonline apoia a Semana Nacional do Trânsito e o Dia Mundial Sem Carro!

Participe você também!

(Por Renata Sklaski)

 

Você também pode se interessar por