Blog

Dia Mundial sem Carro

Em 22 de setembro, fica a dica: deixe o carro em casa. Se precisar sair, aproveite para andar de bicicleta, usar o transporte coletivo ou, até mesmo, faça aquela caminhada. Ah! Precisa viajar? Melhor ainda, viaje de ônibus e compre sua passagem pelo Portal Rodoviariaonline! Mas por que isso? Nessa data, foi instituído o Dia Mundial sem Carro, movimento que iniciou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20 e ganhou adeptos nos cinco continentes.

A ideia é que as pessoas reflitam sobre os danos gigantescos que o uso intenso de automóveis vem causando, principalmente nos grandes centros urbanos. Claro, sair de carro é uma facilidade imensa, não a toa que o número aumenta consideravelmente e num ritmo frenético: na última estimativa feita pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2015, a frota brasileira estava chegando a quase 90 milhões de veículos.

Mas o grande problema é que por trás dessa facilidade, há um dano causado diretamente, que envolve desde a poluição atmosférica e sonora, até doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, e, inclusive, comprometimento de grande parte da renda das pessoas para acompanhar o estímulo do consumismo gerado pela indústria.

A ideia do movimento é que as pessoas deixem em pelo menos um dia o carro em casa. Que elas sintam que não são 100% dependentes desse meio de transporte e que vejam as diversas possibilidades que existem de deslocamento, inclusive mais saudáveis. A bicicleta, por exemplo, tem ganhado um espaço considerável na vida das pessoas. Inclusive, o uso dela como meio de transporte no dia a dia tem virado um hábito cada vez mais frequente.

O Dia Mundial sem Carro estimula o uso de meios alternativos de deslocamento. Seja a pé, de bicicleta ou de ônibus, o que importa é poupar o meio ambiente (foto: divulgação).
O Dia Mundial sem Carro estimula o uso de meios alternativos de deslocamento. Seja a pé, de bicicleta ou de ônibus, o que importa é poupar o meio ambiente (foto: divulgação).

E além da rotina diária, há outras possibilidades. Por exemplo, vai viajar a trabalho ou a passeio, mas estava pensando em fazer isso de carro? Repense e analise a possibilidade de fazer isso de ônibus. O Portal Rodoviariaonline conta com mais de 60 empresas parceiras, com aproximadamente quatro mil localidades disponíveis, alcance de praticamente 70% do território nacional. Pense! É muito mais prático, não se incomoda com trânsito e, ainda, além de ir e voltar com mais tranquilidade, está evitando colocar mais um carro na rua e poluindo ainda mais o ambiente.

Apoie o Dia Mundial sem Carro você também. Mudar o hábito por um dia não faz a ninguém. E se isso virar rotina, melhor ainda!

(por Gisele Luz)

 

Você também pode se interessar por