Pode parecer incomum e até mesmo raro, mas a verdade é que muita gente ainda insiste em viajar sem ter um roteiro de viagem. Como resultado, essas pessoas enfrentam problemas com desorganização, gastos excessivos, dificuldade de locomoção, falta de tempo para conhecer tudo o que querem, e por aí vai.

Para evitar tudo isso, reunimos algumas dicas simples para você montar o seu roteiro de viagem de uma forma prática e inteligente. Acompanhe!
Defina qual é o seu perfil de viajante
A primeira dica é definir qual é o seu perfil de viajante. Você é do tipo que não abre mão de conforto e que gosta de desfrutar de cada segundo ou se considera mais econômico e prático, sempre buscando otimizar tempo e dinheiro?
Esses aspectos podem parecer detalhes bobos à primeira vista, mas a verdade é que eles são fundamentais para estabelecer se você:
- vai se hospedar em hotel ou albergue;
- vai andar a pé, de transporte público ou só percorrer o destino de táxi;
- vai fazer suas refeições onde está acomodado ou vai almoçar/jantar fora;
- vai precisar de apenas alguns dias viajando ou de mais tempo.
Planeje o seu orçamento
Uma vez decidido qual é o seu perfil de viajante, será a hora de planejar o seu orçamento. Essa é uma tarefa que pode demorar — já que é preciso levar em conta passagens, hospedagem, transporte diário e alimentação —, mas que não deve deixar de ser feita.
Do contrário, você corre risco de gastar mais do que deve e até de acabar sem dinheiro. Portanto, prevenir-se é o melhor remédio para evitar aborrecimentos e imprevistos.
Liste tudo o que você quer ver
Enumere os lugares históricos, os restaurantes com comida típica, os museus mais importantes, os shows/espetáculos/festivais que só acontecem em determinado período do ano e todas as outras atrações que você não quer perder.
Busque referências de horários, meios de acesso e preços
Ao montar um roteiro de viagem, é indispensável pesquisar não apenas os pontos turísticos da cidade que se pretende conhecer, mas também os preços e principalmente os horários e meios de acesso (ônibus, trem, metrô etc.) a cada um deles.
Esses detalhes vão garantir que seja possível seguir o seu orçamento sem extrapolá-lo e planejar a sua logística de deslocamento entre um lugar e outro. Por isso, acesse sites, pesquise em blogs e confira redes sociais de cada lugar que está na sua lista.
Use o Google Maps para explorar o seu destino
De quebra, ainda vai ser possível conferir os comentários de outros viajantes sobre esses espaços e descobrir se são seguros, caros, confortáveis etc.
Gostou das nossas dicas para montar o seu roteiro de viagem? Então não deixe de adotá-las para aproveitar os seus passeios com muito mais tranquilidade! Se você está em busca de locais para conhecer durante a estação mais fria do ano, confira as nossas sugestões de melhores destinos no inverno!