Blog

Orgulho LGBT: 6 filmes que valem a pena assistir

No dia 28 de junho, celebra-se, no mundo todo, o Dia do Orgulho LGBTI (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo), ou simplesmente Dia Internacional do Orgulho Gay. Ao redor do mundo, pessoas saem às ruas para chamar a atenção da sociedade sobre a causa, principalmente conscientizando sobre o respeito às diferenças e o combate ao preconceito.

A data passou a ganhar notoriedade no mundo com a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, quando a comunidade gay de Nova York revoltou-se contra a violência da polícia local, que invadia os bares frequentados pelo público LGBT e os detinham e ofendiam com humilhações e violência.

No Brasil, mais uma vez, eventos presenciais, como a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, foram cancelados por conta da pandemia da Covid-19 e a celebração foi totalmente virtual.

Em referência ao Dia do Orgulho Gay, e levando em conta a necessidade de não frequentar aglomerações, o Portal Rodoviariaonline criou uma lista de filmes sobre a temática LGBT disponíveis em diversos serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime. Histórias impactantes mostram que ainda há inúmeras barreiras a serem derrubadas sobre o assunto. E que, independente da orientação sexual, o que todo mundo deseja é amar e ser amado. Confira!

Me chame pelo seu nome (2017)

Romance/Drama
2h12min
Direção: Luca Guadagnino
Onde assistir: Netflix
Sinopse: O jovem Elio (Timothée Chalamet) está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda com a chegada de Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai.

Azul é a cor mais quente (2013)

orgulho gay

Romance/Drama
3h07min
Direção: Abdellatif Kechiche
Onde assistir: Telecine Play
Sinopse: Adèle é uma adolescente que enfrenta os desafios da chegada da maturidade. Sua vida toma um rumo inesperado ao conhecer uma encantadora garota de cabelo azul, com quem começará uma intensa relação e uma viagem de descobertas e prazer.

Carol (2015)

LGBT

Romance/Drama
1h58min
Direção: Todd Haynes
Onde assistir: Amazon Prime
Sinopse: Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante em uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece Carol (Cate Blanchett), uma elegante e misteriosa cliente. Rapidamente, as duas mulheres desenvolvem um vínculo amoroso que terá consequências sérias.

Tio Frank (2020)

orgulho lgbt

Comédia dramática
1h35min
Direção: Alan Ball
Onde assistir: Amazon Prime
Sinopse: Após a morte repentina do pai, Frank é forçado a voltar para casa de sua infância, com relutância, para o funeral, e finalmente enfrentar um trauma do qual ele passou toda a sua vida adulta fugindo.

A garota dinamarquesa (2015)

orgulho gay

Romance/Drama
2h00
Direção: Tom Hooper
Onde assistir: Netflix
Sinopse: Na Copenhague de 1926, os artistas Einar e Gerda Wegener se casam. Gerda então decide vestir Einar de mulher para pintá-lo. Einar começa a mudar sua aparência, transformando-se em uma mulher, e passa a se chamar de Lili Elbe. Com o apoio, ainda que conturbado, da esposa, um Einar deprimido passa por uma das primeiras cirurgias de mudança de sexo da história para tentar se transformar por completo em Lili e recuperar o gosto pela vida.

Retrato de uma jovem em chamas (2019)

Romance/Drama
1h59min
Direção: Céline Sciamma
Onde assistir: Telecine Play
Sinopse: Marianne é uma jovem pintora na França do século 18, com a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento, sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo.

Aproveite a semana do Orgulho Gay para atualizar a sua lista de filmes. É certo que vai se emocionar e se divertir. Prepare a pipoca e bom filme!

Você também pode se interessar por