Blog

7 destinos fictícios que adoraríamos visitar

Quem aí está sofrendo horrores por ter adiado aquela viagem de férias por conta da pandemia, levanta a mão! Certamente, esse grupo cresceu muito nos últimos anos e, enquanto a covid-19 não estiver controlada, muitas viagens ainda serão adiadas. O jeito é se distrair com outras paixões, como os livros, o cinema e as séries.

Tem um ditado anônimo, muito conhecido entre os viajantes apaixonados que diz: “entre todos os livros do mundo, as melhores histórias estão entre as páginas de um passaporte”. Mas nesse momento de pausa forçada, as artes são um canal de intensa diversão e exploração, que permitem sair do cotidiano e viajar por aí.

Por isso, o Portal Rodoviariaonline escolher 7 destinos fictícios, que mexem com o imaginário coletivo e seriam, sem dúvidas, ótimos lugares a se visitar.

Condado (O Hobbit, O Senhor dos Anéis)

destinos fictícios
As casas dos hobbits, seres de baixa estatura moradores do pacífico Condado. (Foto: reprodução da internet)
A região faz parte da Terra Média, universo fictício criado pelo filósofo e escritor britânico J.R.R. Tolkien para abrigar exclusivamente os hobbits. O vilarejo bucólico marcado pelas casas em formas de toca é situado numa região afastada, alheio das confusões e violência da Terra Média. O moinho, o riacho e a grama verde, entremeada com hortas diversas, fazem do Condado um lugar pacífico e sereno. Na vida real, as gravações foram feitas próximas a cidade de Matamata, na ilha norte da Nova Zelândia. O local recebeu o nome de Hobbiton Movie Set e se transformou num atrativo turístico depois do lançamento da saga nos cinemas.

Valfenda (O Senhor dos Anéis)

destinos fictícios
Valfenda é considerada uma das cidades fictícias mais belas já reproduzidas no cinema. (Foto: reprodução da internet)
Ainda no clima épico da trilogia do escritor britânico, encontramos outro oásis de extrema beleza, entre os destinos fictícios mais famosos. Estamos falando de Valfenda ou Rivendell, a cidade élfica. Localizada ao norte da Terra Média, na borda de um desfiladeiro, Valfenda é um dos últimos redutos élficos da saga. Certamente é um dos lugares fictícios mais belos que existe. As construções no topo das montanhas arborizadas dividem a paisagem com as cachoeiras do Rio Bruinen, que lhe cortam os caminhos. O clima é fresco, com verões amenos e invernos rigorosos. Apesar de haver especulações de que o autor tenha se inspirados nos alpes suíços para criar Rivendell, o set de gravações da cidade também fica na Nova Zelândia.

Os Sete Reinos (Game of Thrones)

destinos fictícios
Detalhe da capital dos Sete Reinos, a cidade de Porto Real, sede do rei e do disputado trono de ferro. (Foto: reprodução da internet)
A nação dos Sete Reinos faz parte do continente fictício de Westeros, criado pelo norte-americano George R. R. Martin, saga literária que ganhou a versão cinematográfica em 2011. A nação é governada pelo rei que ocupa o trono de ferro, localizado na capital Porto Real, local mais urbano é ótima moradia. Só para quem é nobre, diga-se de passagem. Suas ruelas e parte baixa são sujas e violentas. Mas não é só de Porto Real que vive os Sete Reinos. As regiões que fazem parte são: Norte, Ilha de Ferro, Vale de Arryn, Campina, Terras da Tempestade e Dorne. Essa última é a região mais quente e seca de Westeros, abrigando o único deserto do continente. Quem prefere o frio, pode pensar em se hospedar em Winterfell, castelo da Casa Stark, considerada a capital do norte.

Hogsmeade (Harry Potter)

destino fictício
Hogsmeade, um vilarejo só de bruxos, que oferece inúmeras lojas de produtos para magia e pubs com cerveja amanteigada. (Foto: reprodução da internet)
Criado pela escritora J. K. Rowling, Hogsmeade é o único vilarejo habitado somente por bruxos e o mais próximo do castelo de Hogwarts, a cobiçada escola para bruxos frequentada por Harry Potter. A Rua Principal da pequena vila reúne lojas que comercializam produtos para as magias e muitos pubs, que vendem a famosa cerveja amanteigada. Entre os pubs, destaque para o Três Vassouras, que também funciona como estalagem, sendo o ambiente muito acolhedor, limpo e quente.

Pandora (Avatar)

destinos fictícios
A beleza exuberante e exótica do planeta Pandora. (Foto: reprodução da internet)
A biosfera fictícia de Pandora, criada pelo cineasta canadense James Cameron, está repleta de uma biodiversidade de espécies bioluminescentes que variam de animais hexapodais a outros tipos de fauna e flora exóticas. Apesar da exuberância natural, a atmosfera de Pandora é tóxica a humanos, pela presença excessiva de dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio. Então, é preciso de equipamento especial para visitar a terra dos Na’vi, povo pacífico, que carrega traços culturais marcantes como a organização tribal e o grande respeito pela natureza.

Themyscira (Mulher Maravilha)

destino fictício
Themyscira, terra natal das amazonas e de sua princesa Diana, a Mulher Maravilha. (Foto: reprodução da internet)
Entre os destinos fictícios, esse seria um dos mais procurados. Themyscira ou Ilha Paraíso é a terra natal da Princesa Diana – a Mulher Maravilha – e o refúgio das amazonas, mulheres guerreiras que ali vivem sob a benção dos deuses do Olimpo. A ilha fictícia criada nas histórias em quadrinhos estadunidenses é governada pela rainha Hipólita, mãe de Diana. O local fica oculto da realidade terrena graças a uma bruma que impede que embarcações se aproximem. A ilha exclusivamente habitada por mulheres, é governada de forma justa e pacífica. Mas a paz e belezas naturais da ilha não impedem que as amazonas continuem em treinamento, aperfeiçoando suas técnicas de luta e defesa.

Springfield (Os Simpsons)

springfield
A famigerada cidade da família Simpson leva o nome comum entre os municípios estadunidenses. (Foto: reprodução da internet)
Springfield é uma cidade fictícia de médio porte, localizada em um estado americano não identificado pelos seus criadores. Na realidade, há dezenas de “Springfields” espalhadas pelo território americano, talvez esse seja o motivo da escolha do nome da cidade onde vive Homer Simpson e sua família. Há poucos anos, Matt Groening, criador da animação, revelou que a inspiração para a cidade natal dos Simpsons fica em Oregon. Quem é fã da animação, já sonhou em sentar-se no Bar do Moe para tomar uma cerveja Duff ou devorar um sanduíche no Krusty Burger.

Mesmo não sendo possível viajar para muitos países nesse momento, podemos viajar pelo universo das artes. Escolha o seu destino fictício preferido, prepare a pipoca e se divirta!

Você também pode se interessar por