Blog

Boas vindas à Primavera!

Hoje, dia 23 de setembro, tem início a primavera, a estação das flores. Na maioria das regiões do Brasil, a nova estação chega com cara de verão, acompanhada de muito calor e tempo firme, o que não deve mudar nos próximos dias. Mesmo assim, a primavera é um período de renovação, onde as árvores voltam a brotar e a florescer, deixando as ruas muito mais coloridas e cheias de vida!

Para certos municípios brasileiros, as flores são muito mais que beleza e perfume. Elas representam a fonte de renda de inúmeros produtores de flores e plantas ornamentais, numa cadeia produtiva que movimentou R$ 5,6 bilhões em 2014. O Brasil é o terceiro maior produtor e ocupa a vice-liderança da exportação mundial do segmento, que tem oito mil produtores sendo a grande maioria (90%) de pequeno porte.

primavera
Holambra é responsável por 40% de toda a produção nacional de flores. (Foto: Prefeitura de Holambra)

Entre as principais cidades produtoras está a pequena Holambra, município paulista com apenas 11 mil habitantes, mas que é responsável por pelo menos 40% de toda a produção florícola nacional. Não por menos, é conhecida como a “Capital Brasileira das Flores”. A tradição no cultivo das flores em Holambra teve início na década de 40, quando os imigrantes holandeses se instalaram na região e iniciaram a criação de gado, porém sem sucesso, pois o animal não se acostumou com o clima. Foi então que deram início ao cultivo das flores, outra tradição da cultura holandesa. É em Holambra que acontece a Expoflora, considerada a maior feira do setor da América Latina, que está em sua 34ª edição e que é realizada para dar as boas-vindas à Primavera. Também é o momento dos produtores apresentarem as novidades da floricultura nacional. A Expoflora deste ano teve início em 28 de agosto e se estende até o próximo domingo, dia 27 de setembro. Segundo informações da organização da feira, cerca de 300 mil turistas visitam o evento a cada ano. E com tantas belezas à disposição, fica difícil sair com as mãos vazias! Além das flores, a cidade de Holambra vale a pena de ser conhecida, pois mantém forte a tradição holandesa, presente na culinária, na organização da cidade e em seus casarões tradicionais.

Outra cidade que também se destaca na floricultura nacional é Barbacena, cidade mineira, localizada na Serra da Mantiqueira, distante 169 quilômetros da capital Belo Horizonte, que tem a maior produção do estado, principalmente de rosas e, por isso, ganhou o título de “Cidade das Rosas”. Apesar de estar em uma zona tropical, a região serrana garante um clima ameno o ano todo. Do dia 09 a 17 de outubro, Barbacena realiza a 45ª Festa das Rosas, evento que reúne produtores locais e atrai milhares de pessoas de outras cidades, que vão em busca das delicadas rosas e, também, de diversão. Artistas como Paula Fernandes e Zé Ramalho são atrações já confirmadas na festa deste ano. Porém Barbacena é uma cidade que tem atrativos o ano todo, principalmente na área gastronômica. Além da deliciosa culinária mineira, há restaurantes que oferecem comida árabe, italiana, japonesa entre outras.

primavera
A Festa das Rosas e das Flores vai movimentar Barbacena em outubro. (Foto: Prefeitura de Barbacena)

Aproveite a estação das flores para se inspirar e visitar cidades encantadoras, que vão proporcionar momentos inesquecíveis, principalmente pelo perfume!

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por