Blog

As boas-vindas à estação das flores

A próxima semana será a última do inverno 2013. A partir do dia 22 de setembro, oficialmente tem início a primavera, a estação das flores! Para muitos – no caso os moradores da região Sul e Sudeste – o inverno deste ano foi rigoroso e não vai deixar saudades. Foram semanas de temperaturas baixas, onde a neve caiu em inúmeras cidades que há décadas não dava ‘o ar da graça’.

Mas aos poucos a paisagem vai mudando e a natureza se renova. O que antes estava branco de neve ou geada, vai dando lugar ao colorido da natureza. A estação das flores traz mais alegria! E para algumas cidades brasileiras, as flores atraem muitos turistas!

É o caso de Holambra. Localizada no centro-oeste do Estado de São Paulo e distante 155 km da capital paulista, o município é atualmente responsável pela produção de 35% das flores e plantas ornamentais do país. Com forte colonização holandesa, o jovem município ganhou o título de estância turística e está recebendo ferramentas e investimento do governo para fortalecer o turismo na região, que tem como tema principal a beleza e o perfume de suas flores. A estância turística de Holambra é sede da Expoflora – maior festa de flores da América Latina – que acontece durante todo o mês de setembro e que, na sua ultima edição, reuniu cerca de 250 mil visitantes de todo o país. Na Expoflora, o turista mergulha no mundo das flores e tem a oportunidade de contemplar suas mais diversas espécies, além de viajar por toda a cultura, folclore e tradição holandesa.

Holambra na estação das flores
Holambra – SP, responsável por quase a metade da produção de flores ornamentais do país. Foto: Miguel Schincariol

No Rio Grande do Sul, o município de Ivoti também tem motivos de sobra para receber a visita dos admiradores das flores. Localizada a apenas 55 km de Porto Alegre, na encosta da Serra, a cidade tem presente em seu dia-a-dia as culturas japonesa e alemã, fruto de sua colonização. E o título de ser “a cidade das flores” não é apenas um slogan. As flores, seus aromas e cores estão por toda a parte, seja nas ruas e avenidas, nas praças e casas dos moradores. Inclusive, os moradores da cidade se orgulham deste título e trabalham para mantê-lo. A prefeitura da cidade até destinou uma equipe que tem a tarefa de garantir o plantio e a manutenção do multicolorido floral de Ivoti.

Ivoti na estação das flores
Em Ivoti – RS, o título de ‘cidade das flores’ é levado a sério.

Independente do local, as flores deixam sempre a paisagem mais bonita! E se você ficou curioso para ver esta exuberância da natureza de perto, aproveite as vantagens da Rodoviariaonline, compre suas passagens e boa viagem!

Fontes:
http://www.ivoti.rs.gov.br/
http://www.saopaulo.sp.gov.br/

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por