Blog

4 motivos para visitar Teresópolis

Você sabia que a apenas 94 quilômetros da capital do Rio de Janeiro, fica um dos destinos turísticos mais procurados durante o inverno? A bela e aconchegante Teresópolis, “Terê” para os mais íntimos, oferece uma ótima estrutura hoteleira, bons restaurantes e um clima ameno, típico da região serrana. Ainda não conhece essa adorável cidade? Confira abaixo 4 motivos pelos quais Teresópolis deve estar presente no seu roteiro de férias.

Leia também: Cidade maravilhosa: 5 lugares para viajar no Rio de Janeiro

Bonita por natureza

teresopolis
Entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. (Foto: Wikipedia)
Um dos maiores atrativos de Teresópolis são suas belezas naturais. Pelo relevo montanhoso, a cidade recebeu o título de capital nacional do montanhismo e conta com três unidades de conservação em seu território. Um deles, é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), atualmente gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O parque abrange uma área de cerca de 20 mil hectares, abrangendo os municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis.

O parque é aberto o ano todo, porém, entre os meses de maio e setembro fica aberta a temporada do montanhismo, fato que atrai inúmeros adeptos da prática a região, em busca do contato direto com a natureza. Uma das rotas mais famosas é a travessia Petrópolis – Teresópolis, que prevê 3 dias de caminhada em meio a mata, e é considerada uma das trilhas mais belas do Brasil, com paisagens de tirar o fôlego.

Teresópolis também abriga o Parque Estadual do Três Picos, o maior do estado. O nome refere-se a imponente cadeia de montanhas mais altas da Serra do Mar. Nas matas preservadas do parque, concentra-se a maior biodiversidade de mata atlântica do Rio de Janeiro, inclusive de espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda, o puma, o porco-do-mato, entre outros.

Sede da Confederação Brasileira de Futebol

Imagem aérea do centro de treinamento da seleção brasileira, na Granja Comary. (Foto: cbf.com.br)
A fama de Teresópolis, nesse sentido, ultrapassa as fronteiras brasileiras. A cidade sedia a Confederação Brasileira de Futebol, onde a seleção brasileira treina para os campeonatos e amistosos. Os 150 mil metros quadrados da Granja Comary tornaram-se atração turística e sua estrutura faz do local um dos mais modernos e completos centros de treinamento do mundo. Além da seleção principal, outros times patrocinados pela CBF utilizam a Granja Comary para treinar.

Para quem é fã de esporte, outro ponto a ser visitado é o Museu Municipal do Esporte. Inaugurado em 2003, é o primeiro da cidade totalmente voltado aos Esportes. O acervo é pequeno, porém exibe peças famosas, como a primeira roupa de alpinismo usada por Mozart Catão, o primeiro brasileiro a escalar o Everest.

A maior feira de artesanato do Rio de Janeiro

A Feirarte é a maior feira de artesanato do Estado do Rio de Janeiro. (Foto: Wikipedia)
O passeio pela  Feirarte – Feira do Artesanato de Teresópolis, também conhecida como Feirinha do Alto, é obrigatória. A feira é a maior do ramo do estado, funciona desde 1983 na cidade, sempre aos sábados, domingos e feriados. Ao todo, abriga mais de 700 barracas de artesãos na praça Higino da Silveira, no bairro Alto. A variedade de produtos é imensa: são móveis e utilidades fabricados em madeira e couro, bijouterias, semi-joias e diversas barracas com delícias gastronômicas. Mas o grande destaque é para as peças de vestuário, masculinas e femininas. Não há dados oficiais, mas estima-se que Teresópolis tenha mais de 1.000 confecções de pequeno porte.

Durante os meses de férias, cerca de 5 mil pessoas visitam a Feirarte aos finais de semana.

Vila St. Gallen

Aos cervejeiros de plantão, a visita a Vila St. Gallen é obrigatória. O espaço destinado exclusivamente a cultura cervejeira, proporcionando experiências e harmonizações em torno da bebida, é muito procurado pelos turistas que visita Teresópolis. O nome do local foi inspirado na cidade suíça-alemã St. Gallen, e as características europeias estão na arquitetura, no cardápio e também nas vestimentas dos atendentes. Além dessa atmosfera aconchegante e alegre, é possível realizar um ‘bier tour’, com duração de 1:30, no qual é possível acompanhar alguns processos de fabricação da cerveja puro malte. E, claro, que está incluído no tour a degustação da cerveja.

Ficou animado para conhecer Teresópolis? Então compre agora suas passagens pelo portal Rodoviariaonline e boa viagem!

Você também pode se interessar por