Blog

Mochilão no Brasil: 5 dicas para ter uma experiência incrível

Fazer um mochilão no Brasil é uma experiência maravilhosa. Afinal, nosso país é repleto de culturas, sabores e paisagens que tornam qualquer viagem ainda mais inesquecível. Mas antes de embarcar nessa aventura, é preciso montar um planejamento minucioso para conseguir aproveitar ao máximo e com o melhor custo-benefício.

Neste artigo, vamos explicar quais são os ganhos de fazer um mochilão e como organizar essa jornada única. Boa leitura!

mochilao-no-brasil-dicas-para-ter-uma-experiencia-incrivel

Quais as vantagens de fazer um mochilão?

Se você sonha em conhecer os Lençóis Maranhenses e em ver a natureza exuberante da Chapada dos Veadeiros, por exemplo, pode fazer tudo isso em uma viagem. Visitar vários destinos no Brasil em uma só oportunidade é uma das maiores vantagens de realizar um mochilão. Também é legal porque você:

  • tem total flexibilidade em decidir para onde ir;
  • pode determinar o orçamento que quiser;
  • controla o seu próprio tempo;
  • não precisa se prender a um só destino;
  • conhece as mais diversas culturas.

Quais os custos dessa experiência?

Para determinar o custo do mochilão, você precisa entender que a ideia é viajar por uma série de lugares gastando pouco. Porém, tudo vai depender dos seus objetivos e do orçamento disponível.

Por exemplo, é possível economizar bastante ficando em hostels e viajando de ônibus. Mas se você não abre mão de um hotel com quarto e banheiro privados, seu mochilão sairá mais caro. Portanto, para definir o custo exato e viajar bem, é importante seguir algumas dicas.

Como fazer um mochilão no Brasil?

Mochilão traz a ideia de economia, mas requer um grande planejamento. Para que a sua viagem seja única e com ótimo custo-benefício, confira as recomendações abaixo!

1. Estabeleça o orçamento

Não tem nada pior do que passar perrengue no meio de uma viagem, não é? Para evitar problemas, a primeira coisa que você precisa fazer é estabelecer o orçamento. Nessa conta, inclua todo tipo de despesas: desde o preço de cada hospedagem até quanto vai gastar com comida por dia.

2. Escolha os destinos

Sabendo quanto pode gastar, é hora de escolher os destinos. Se seu tempo e orçamento forem extensos, vale a pena conhecer lugares distantes e cidades mais caras, como as capitais. Porém, se o dinheiro e o tempo forem limitados, dê preferência a cidades que nunca visitou e que tenham atrativos interessantes.

3. Crie um roteiro

Sua viagem e seu dinheiro vão render bem mais se você tiver um roteiro a seguir. Ele deve incluir todos os detalhes para que você saiba exatamente o que fazer e para onde ir. Além disso, vale completá-lo com informações relevantes como:

  • mapa dos locais que vai visitar;
  • informações básicas de segurança;
  • lista do que levar na bagagem;
  • opções extras de hotel e passeios, caso algo saia errado.

4. Reserve a hospedagem

É imprescindível viajar com a hospedagem reservada. Dessa forma, você sabe para onde ir em primeiro lugar. Pesquise bem e faça contato com o local antes, combinando todos os detalhes. Além disso, imprima informações como contrato ou reservas online e leve junto do roteiro.

mochilao-no-brasil-dicas-para-ter-uma-experiencia-incrivel

5. Defina como ir

Escolher os meios de locomoção é outro ponto essencial. Avião, por exemplo, facilita a questão do tempo e das grandes distâncias. Porém, a experiência nem se compara com a dos trajetos de ônibus, que permitem conhecer outros lugares durante as paradas e ver paisagens com mais calma. Você ainda economiza bastante e pode usar o dinheiro para conhecer mais atrações, comer em um restaurante legal etc.

Dependendo dos destinos escolhidos, dá para fazer mochilão no Brasil por 15 ou até 30 dias. Nesse período, é importante seguir as dicas para evitar dificuldades. Especialmente em relação ao orçamento, tenha um controle eficiente e procure formas de tornar a viagem mais barata, como viajar de ônibus ou ficar em um hostel. Assim, você pode ir a mais lugares ou investir em mais experiências incríveis, até no exterior.

Falando nisso, que tal fazer também um mochilão na Argentina e no Chile? Veja 3 coisas que você precisa saber antes de iniciar essa jornada!

Você também pode se interessar por