Blog

Fique por dentro das melhores praias de São Paulo para conhecer

Você sabe quais são as melhores praias de São Paulo? Normalmente, quando pensamos em um destino litorâneo no Brasil, lembramos de lugares como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Nordeste. Apesar da beleza inegável desses locais, o litoral paulista também conta com praias lindas, e hoje, estamos aqui para falar delas.

Para que você as conheça, neste post vamos trazer as melhores praias do estado que não podem ficar de fora da sua lista. Abordaremos das principais características de cada uma delas, além de explicar como chegar partindo da capital.

E então, pronto para cair na estrada com a gente? Vamos nessa!

Maresias São Sebastião

A nossa primeira dica de destino imperdível no litoral paulista é a Praia de Maresias, em São Sebastião. Terra do bicampeão mundial de surfe, Gabriel Medina, a cidade atrai muitos profissionais e amadores, principalmente durante o inverno.

Os iniciantes podem se arriscar nas ondas do local acessando a praia pelas entradas de 1 a 5, em que a ondulação é menor.

Além da beira-mar, existem muitos passeios voltados ao ecoturismo por ali, como esportes de aventura, trilhas e cachoeiras.

A infraestrutura de pousadas e restaurantes é ótima, o que torna a região uma das mais procurados em São Paulo. Para chegar até lá partindo da rodoviária da capital paulista, é necessário percorrer, em média, de 170 km em um tempo de três horas.

Camburizinho São Sebastião

Também localizada em São Sebastião e distante 22 km de Maresias, está a Praia de Camburizinho. Diferentemente da agitada vizinha Camburi, Camburizinho é um destino mais tranquilo, ideal para quem busca se espalhar pela faixa de areia e aproveitar o dia ali mesmo.

O mar, durante boa parte do ano, é calmo e muito convidativo para um banho demorado. No entanto, é preciso ter atenção à sinalização, pois pode haver correntes mais perigosas.

Apesar de pequena, a praia tem boas opções de hospedagens, inclusive com vista para o mar, e os restaurantes são excelentes.

Itamambuca Ubatuba

Ubatuba fica um pouco mais afastada da capital paulista, mais precisamente 235 km. A partir do centro da cidade litorânea até a Praia de Itamambuca, uma das mais famosas da região, são mais 14 km de estrada que tem fácil acesso de ônibus.

O destino atrai jovens e famílias, já que os seus dois quilômetros de extensão oferecem um mar propício para a prática de esportes aquáticos, mas também tem trechos tranquilos para crianças.

A infraestrutura do local é excelente e contempla todos os gostos (e bolsos). Para hospedagem, há desde resorts com tudo incluído até pousadas um pouco mais simples.

Fique por dentro das melhores praias de São Paulo para conhecer

Castelhanos Ilhabela

Ilhabela é um paraíso especial no litoral paulista. Formada por muitas praias, montanhas e cachoeiras, o município, que contempla 14 ilhas, é um dos mais procurados do estado.

Dentre suas belas beira-mares está Castelhanos, um lugar livre de preocupações, com águas agitadas e uma longa e convidativa faixa de areia branca. Para chegar, é preciso percorrer uma estrada praticamente dentro da mata. Assim, o mais indicado é utilizar um carro 4×4, bicicletas ou motos.

Tenha atenção no horário para utilizar a estrada. Das 8h às 14h, só é permitido transitar em direção à praia. Já das 15h às 18h, é o momento de voltar para o centro. Há um limite de veículos também, por isso, na alta temporada, vá cedo.

Riviera de São Lourenço Bertioga

A Riviera de São Lourenço é um bairro planejado e aberto ao público, situado no município de Bertioga. O destino é um dos favoritos dos paulistas, pois reúne tudo de bom em um só lugar: praia, calor, natureza e vida urbana.

Com muitos empreendimentos de alto padrão e bons restaurantes, o povoado é a combinação perfeita de curtição na praia durante o dia e um passeio mais arrumado à noite. Por falar em beira-mar, a água é sossegada e há uma boa faixa de areia que permite um descanso sereno.

Sua localização está pertinho da capital, a 120 km de distância. Tem ônibus direto e o trajeto até lá costuma durar somente duas horas.

Prainha Branca Guarujá

Não podia faltar uma praia no Guarujá entre as nossas dicas para você aproveitar o litoral paulista! A cidade é super urbanizada e agitada, mas também guarda os seus segredos, e a Prainha Branca é um deles.

Situada na divisa com Bertioga, o acesso é feito por uma trilha tranquila, que dura em média meia hora. A beira-mar é ocupada por jovens e famílias. Há um riacho com águas quentes na extremidade, ideal para crianças ou para quem quer relaxar.

Existe a possibilidade de hospedagem na Prainha Branca. Porém, as opções são pousadas mais simples ou campings. Partindo da capital, o trajeto é de 130 km.

Fique por dentro das melhores praias de São Paulo para conhecer

Bônus: check list antes de partir para conhecer as melhores praias

Você já tem uma lista com as melhores praias de São Paulo para conhecer. Agora, vamos lhe dar uma dica bônus, mostrando o que você deve fazer para se preparar para essa viagem e o que não pode estar de fora da sua mala. Faça um check list antes de pegar a estrada!

  • reserva das passagens de ônibus online;
  • reserva da hospedagem;
  • documentação necessária e dinheiro;
  • bagagem de mão com itens importantes, como celular, computador e eletrônicos;
  • roupas e equipamentos para a praia (roupa de banho, toalha, canga, óculos);
  • protetor solar, creme hidratante, repelente e remédios.

Lembre-se de estar com somente aquilo que você consegue carregar por si só. Mesmo que a sua viagem tenha duração de mais de uma semana, não leve roupas para um período maior que esse. Considere lavar as peças e reutilizá-las.

O litoral paulista é encantador e merece ser desbravado com toda calma! Por esse motivo, faça um planejamento, elabore o seu roteiro pelas mais belas beira-mares, arrume a sua mala e viva tudo de bom que esse destino tem a oferecer!

Estamos chegando ao fim do nosso post. Agora que você conhece um pouquinho sobre as melhores praias de São Paulo, descubra como é possível pensar em um roteiro e conhecer todas regiões saindo da rodoviária! Confira aqui o conteúdo especial sobre como ir para a praia de ônibus! Até a próxima!

Você também pode se interessar por