Blog

Enoturismo – à procura do vinho perfeito

O que te leva a viajar para determinado destino? O que você considera na hora de escolher um local para visitar? As motivações são inúmeras e variam de pessoa para pessoa. Mas hoje vamos falar sobre o que motiva o chamado ‘enoturista’, um perfil de viajante que tem crescido significativamente no Brasil nos últimos 20 anos. E quem pensou em uma bela e convidativa taça de vinho, acertou!

enoturismo
Detalhe de cacho de uva de um parreiral em Bento Gonçalves – RS. (Foto: Betofamed – wikipedia)

Vinho: nova paixão nacional?

O cenário pandêmico da Covid-19 que incentiva a permanência das pessoas em casa, influenciou fortemente o crescimento do consumo do vinho pelos brasileiros. Segundo dados da União Brasileira de Vitivinicultura, no acumulado do ano (de janeiro a setembro de 2020) as vendas de rótulos nacionais cresceram quase 65%. Para o setor, a reclusão trouxe bons resultados. Porém, para as vinícolas familiares o impacto foi menor, e o retorno das experiências presencias, respeitando-se os protocolos de higiene e saúde, representa a verdadeira retomada das vendas. Ainda mais agora, que parece que os brasileiros passaram a valorizar o vinho, o enoturismo pode ganhar força.

Principais roteiros do enoturismo

O prazer dos ‘enoturistas’ não está apenas na degustação dos vinhos, mas também em conhecer a história por trás da bebida, já que a cultura e as tradições do local onde é elaborada influenciam muito no processo de produção. O Rio de Grande do Sul, por exemplo, é responsável por 90% da produção nacional de uva. Na Serra Gaúcha há inúmeros roteiros enoturísticos à disposição dos viajantes, sempre tendo como referência a cidade de Bento Gonçalves.

Cada vinícola guarda a sua tradição e cultura, o que faz crescer a variedade de produtos. Um dos pontos altos das visitas às vinícolas é a receptividade. Apesar do crescimento e profissionalização dos produtores, a maior parte tem perfil familiar, o que garante um atendimento diferenciado, onde os visitantes são recebidos e acompanhados pelos próprios donos. O Vale dos Vinhedos é a região produtora de vinho mais famosa do país, apontada pela revista Wine Enthusiast como um dos 10 melhores destinos de enoturismo do mundo.  Localizado a 130 quilômetros da capital Porto Alegre, o Vale dos Vinhedos ocupa uma área de 82 quilômetros quadrados na Serra Gaúcha, formada pelas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. Conheça mais sobre os roteiros enoturísticos gaúchos clicando aqui.

Você também pode se interessar: Veja o passo a passo para você viajar para o Rio Grande do Sul

Destinos alternativos

Além da Serra Gaúcha, outros polos produtores de vinho estão despontando no cenário nacional do enoturismo e atraindo visitantes, como o Planalto Catarinense (entre as cidades de Lages, Bom Retiro e São Joaquim), São Roque (em São Paulo), o Vale do São Francisco (nordeste do país) e no Paraná (região metropolitana de Curitiba). O potencial turístico das vinícolas do entorno da capital paranaense tem crescido nos últimos anos. Tanto que há roteiros específicos para conhecer as vinícolas, saber mais sobre os processos de produção dos vinhos e ainda fazer uma degustação.

passeios na serra gaucha

Uma experiência saborosa

É isso que acontece na Vinícola Legado, em Campo Largo, há 30 quilômetros de Curitiba. As visitas guiadas acontecem aos finais de semana, os ingressos devem ser reservados com antecedência e custam R$ 40,00 por pessoa. O passeio dura em média 1h30 e conta com a participação da proprietária e do sommelier da vinícola. Os visitantes são levados de trator aos vinhedos e recebem explicações sobre o processo de cultivo das uvas, mostrando a diferença entre as diversas espécies. Depois, é hora de conhecer um pouco sobre o processo de fabricação da bebida e, por último, acontece a degustação de vinhos e espumantes. A experiência é muito agradável e a propriedade é belíssima.

enoturismo
Detalhes do vinhedo da Vinícola Legado, em Campo Largo/Pr. (Foto: Renata Sklaski)
Viajar é muito bom, mas devido ao momento restritivo, vale buscar opções mais próximas de casa. Pesquise a existência de vinícolas perto da sua cidade e tenha momentos agradáveis na companhia de alguém especial e, claro, de um bom vinho.

Você também pode se interessar por