Blog

Semana Farroupilha

“Como a aurora precursora, do farol da divindade. Foi o vinte de setembro, o precursor da liberdade.” Não há como ler o início do hino riograndense sem lembrar-se da Semana Farroupilha, realizada em comemoração aos 180 anos da proclamação da República do Rio Grande do Sul.

Essa é a maior festa popular do Rio Grande do Sul e acontece em várias cidades até 20 de setembro para relembrar a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, como também foi conhecida. Com duração de quase dez anos, essa foi a revolução mais longa do Brasil e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, que tinha como ideal a igualdade, liberdade e humanidade.

Na época, os objetivos dos farroupilhas, nomes dados aos fazendeiros criadores de gado bovino que conduziram o movimento, eram pagar menos impostos e conseguir que o governo central aumentasse as taxas alfandegárias sobre o sebo, o couro e o charque (carne-seca), que era o principal alimento da economia gaúcha.

Em Porto Alegre, por exemplo, a Semana Farroupilha tem seu núcleo concentrado no Parque Maurício Sirotski Sobrinho e oferece uma intensa programação. Parte dela, inclusive, envolve um grande Acampamento Farroupilha realizado no Parque da Harmonia, que tem duração de quase 30 dias.

Como os Festejos Farroupilhas acontecem em diversas cidades gaúchas, a programação é extensa, mas envolvem principalmente desfiles temáticos, desfiles culturais, shows e acendimento da chama crioula – que representa o marco inicial do movimento tradicionalista organizado, resgatando o sentimento de pertencimento da cultura e tradição gaúcha. Clique aqui e confira todos os detalhes.

Acendimento da Chama Crioula abriu os Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul. A Chama Crioula é o marco inicial do movimento tradicionalista organizado. Ela representa o resgate do sentimento de pertencimento da cultura e tradição gaúcha. (foto: divulgação)
Acendimento da Chama Crioula abriu os Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul. (foto: divulgação)
Se você está pensando em ir para o Rio Grande do Sul, compre sua passagem de ônibus pelo Portal Rodoviariaonline e aproveite as atrações dessa festa tão característica que representa tão bem a conquista dos nossos compatriotas do Sul.

(por Gisele Luz)

Você também pode se interessar por