Blog

Feira do Livro de Porto Alegre

De 28 de outubro a 15 de novembro de 2016, Porto Alegre, a capital gaúcha, realiza um dos eventos mais importantes e tradicionais da cidade. Trata-se da Feira do Livro de Porto Alegre, que este ano chega na sua 62ª edição. O tema escolhido para o evento deste ano é o Analfabetismo Funcional.

Segundo os organizadores da feira do livro, a ideia é usar as características democráticas e populares do evento para para contribuir com o combate direto a um problema antigo e que tem reflexos na educação, na cultura e na economia do país. Reflexo de históricas desigualdades sociais e econômicas, o analfabetismo funcional é um problema que acomete 27% da população adulta brasileira, segundo dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf). É considerada analfabeta funcional toda pessoa que conhece letras e números mas está impossibilitada de compreender o que lê e de executar operações matemáticas.

É um erro, porém, entender o problema somente pela perspectiva da escolaridade (ou da falta dela): 22% dos jovens brasileiros de 15 a 24 anos que estudaram até a oitava série do Ensino Fundamental são considerados analfabetos funcionais. Quase um em cada quatro brasileiros sai do Ensino Fundamental incapaz de ler e escrever bem.  Segundo o Inaf, analfabetos funcionais de 15 a 24 anos dedicam-se principalmente aos trabalhos de baixa remuneração na área da agricultura, construção civil e serviços domésticos. Por isso, a necessidade de se discutir a questão abertamente e também através da literatura, promovendo o acesso ao mundo dos livros, da escrita e da leitura.

Estrutura e atrações

A Feira do Livro de Porto Alegre ocupa, mais uma vez a Praça da Alfândega, centro histórico da cidade, e mais seis espaços no entorno. No total, ocupará uma área de 10 mil metros quadrados, sendo seis mil de área coberta, com 93 bancas na Área Geral, 12 na Área Infantil e seis na Área Internacional. Na programação para adultos, escritores de 12 países se somam a mais de uma centena de autores brasileiros, dividindo-se em oficinas, palestras, debates, mesas redondas, encontros — além claro, de muitos autógrafos: neste ano, são mais de 700 sessões, com mais de dois mil autores. Haverá ainda sessões de cinema, apresentações artísticas e teatrais. Tudo de graça.

porto alegre
Barracas montadas na Feira do Livro de Porto Alegre 2015. (Foto: divulgação)

Funcionamento

As barracos dos livreiros estarão abertas ao público das 9h30 às 21h. A Área Infantil e Juvenil pode ser visitada diariamente, das 9h às 21h. Já às áreas Geral e Internacional, o público terá acesso de domingo a sexta, das 12h30 às 21h, e aos sábados, das 10h30 às 21h. Confira a programação completa da 62ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre no site oficial do evento. Quem sabe não é a chance de conhecer o seu autor favorito e poder desfrutar um pouco do universo encantador dos livros!

Aproveite e compre suas passagens pela Rodoviariaonline e boa viagem!

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por