Blog

Em poucos dias, começa a Flip 2014

Estamos a poucos dias do início da maior festa literária brasileira! De 30 de julho a 3 de agosto, a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, será palco da décima segunda edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty.

Flip 2014 - Festa Literária Internacional de Paraty
Flip – Festa Literária Internacional de Paraty

Este ano, o autor homenageado do evento será Millôr Fernandes, e com base nas características de Millôr, a programação foi montada considerando traços de humor, arquitetura, pensamento indígena e crítica ao poder. Ao todo, passarão pelas mesas literárias da Flip 47 autores de 15 nacionalidades, a maioria em sua primeira participação na festa. É preciso ter ingressos para assistir às mesas, porém quem não conseguir comprar (algumas são muito disputadas) poderá assistir gratuitamente pelo telão instalado ao lado de fora da ‘tenda dos autores’, local onde acontecem os encontros. Outra novidade é o show de abertura que também não terá cobrança de ingresso e será comandado por Gal Costa.

A cidade lota de turistas durante a realização da Flip 2014
A cidade lota de turistas durante a realização da Flip (foto: flickr.com/flipfestaliteraria)

A união entre a história, natureza e cultura faz da cidade de Paraty o cenário ideal para a realização da Flip. Além da programação da Flip, o passeio pelo centro histórico é enriquecedor. Para as mulheres, um alerta: esqueça o salto alto – nas ruas de Paraty, que conservam ainda as ruas de pedra irregulares que datam do século XVIII deve-se andar com calçados confortáveis e que não escorreguem. O passeio é feito a pé, pois a circulação de carros é proibida na maioria delas. A arquitetura antiga destacada pelas casas térreas e sobrados é preservada, e a maioria agora é ocupada por comerciantes, lojas de artesanato, cafés, pousadas e restaurantes. O clima de cidade de interior é ainda mais marcante pelas inúmeras igrejas históricas da região, com destaque para a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, localizada na praça da Matriz, ponto de encontro de moradores e turistas.

Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios (foto: Wikipedia)

Para quem gosta de degustar bebidas diferentes, não pode deixar de provar as tradicionais cachaças produzidas na região. Há várias lojas especializadas no centro histórico que vendem o produto, algumas, inclusive, trazem um selo de qualidade chamado de Indicação Geográfica de Procedência Paraty.

Paraty fica a 235 quilômetros da capital fluminense e a 303 quilômetros de São Paulo. O principal acesso à cidade é feito pela rodovia Rio-Santos (BR 101). Sua beleza é destacada pelos dois rios que margeiam a cidade e desembocam no mar.

Aproveite para visitar as belezas de Paraty e ainda ver de perto a realização de um dos eventos mais importantes do cenário literário brasileiro. Compre já suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline e boa viagem!

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por