Blog

Você não pode deixar passar estas 10 comidas típicas de Salvador

As fortes influências africanas, portuguesas e indígenas tornaram a Bahia um lugar rico na arquitetura, cultura e, claro, na culinária. Não é por menos: os pratos abundantes em temperos e originalidade colocam as comidas de Salvador entre as características mais lembradas quando se pensa no lugar.

Afinal, da África a Bahia manteve o gosto pelos temperos fortes, como a pimenta e o azeite de dendê. Dos indígenas, manteve-se o hábito de utilizar peixes, plantas e frutas na alimentação. Enquanto que de Portugal (apesar da exploração de terras e dos escravos trazidos da África) pegou-se o hábito de utilizar açúcar.

Quer saber o que de melhor essa mistura de sabores e conhecimentos gerou? Confira o nosso post e saiba o que é que a Bahia tem na culinária!

1. Acarajé

comidas de salvador

Provavelmente uma das comidas típicas de Salvador mais famosas, o acarajé é icônico e não pode deixar de aparecer em listas sobre o melhor da culinária baiana.

O prato é feito com massa de feijão-fradinho temperado e frito junto com azeite de dendê e óleo. Após esse processo, o acarajé é cortado e recheado com camarão seco, cururu, salada, vatapá e muita pimenta — caso seja sua preferência.

Esse alimento é comumente servido por mulheres que vestem roupas típicas da Bahia e seu significado remete a uma palavra africana, que quer dizer: bola de fogo.

2. Moqueca baiana

comidas de salvador

Outra receita de comida baiana é a Moqueca, um prato preparado em uma panela de barro que é bastante comum em almoços em família ou com os amigos. Seu preparo pode variar de acordo com a preferência e pode incluir peixe, camarão, frutos do mar, pimentas de várias cores, aratu, azeite de dendê, leite de coco etc.

Mas, de modo geral, todas as moquecas são preparadas primeiro com camadas de vegetais, o peixe e temperos (tudo com a cobertura do azeite de dendê e óleo de coco). O resultado é um prato único de Salvador!

3. Doce de mamão verde

Outra refeição típica da Bahia é o doce de mamão verde. Ele tem formato espiral e uma cobertura de coco ralado. A sobremesa é um prato simples e tradicional nas famílias baianas e além de ser delicioso contém inúmeras vitaminas e minerais que são benéficos para a sua saúde.

4. Arroz de Hauçá

Outra influência da culinária africana que a Bahia herdou foi esse prato muito querido por lá que, inclusive, era o preferido do escritor Jorge Amado: o arroz de Hauçá. A comida é composta por arroz branco bem cozido e praticamente sem sal. Isso porque o prato deve ser acompanhado de camarão defumado ralado e charque frita na cebola e alho. O resultado é uma mistura perfeita para os baianos.

5. Vatapá

Existe o vatapá paraense, outros populares no Amapá e Amazonas e o baiano. Esse é ainda mais cremoso do que o Caruru e é mais uma das comidas baianas que chegaram ao Brasil por intermédios dos africanos, dessa vez com o nome de ehba-tápa. Os principais ingredientes levados são o leite de coco, amendoim, pão francês, farinha de mandioca, castanha de caju, gengibre e camarão.

O ingrediente especial fica por conta do dendê, consumido há mais de 5000 anos e introduzido na América a partir do século XVI, também pelos africanos escravizados.

6. Abará

O abará é um bolinho de feijão-fradinho moído e cozido em banho marinho. O prato faz parte da comida ritual do candomblé. Alimentos como esses, que servem aos orixás, depois de prontos devem ser oferecidos acompanhados por rezas e cantigas durante a festa.

O abará possui a mesma massa que o acarajé, porém, se difere por ser cozido no vapor e envolto na folha da bananeira, enquanto o acarajé é frito. Nessa massa deve ser acrescentado sal, camarão seco, cebola ralada e o famoso azeite de dendê.

O consumo do abará, segundo a religião de matriz africana também está ligado a atração de beleza e boa sorte no amor.

7. Cocada

Nesse caso, trate-se de um dos doces da Bahia mais conhecidos em todo Brasil e uma tradicional forma de sustento em praias e nas ruas para muitas pessoas. O doce pode ser utilizado de diferentes formas: no bolo, sorvete, picolé e de modo clássico, que é a cocada branca.

Seja como for, as receitas com cocadas sempre são muito ricas e seu mistério está na mistura com diferentes ingredientes como baunilha, leite condensado, canela e coco ralado com leite.

Além de ser rica, as cocadas também são fáceis de fazer e você encontra diversas cores e agregados nesse caminho: os mais comuns são o coco branco e o leite condensado.

8. Bobó de camarão

comidas de salvador

Se você procura um prato baiana, experimente o Bobó de camarão. Esse promete ser mais baiano até que Caetano Veloso e Gil Vicente. O prato foi trazido da África, porém, ganhou adaptações com os temperos baianos.

Essa receita de comida baiana trata-se basicamente de camarões refogados com mandiocas (ou aipim e macaxeira, dependendo de como se referem na sua região) e há o acrescimento de alho, pimentão, cebola, azeite de oliva, pimenta biquinho e logicamente, o azeite de dendê.

No final, você encontra um prato com uma consistência cremosa que lembra uma moqueca, porém mais densa. Então, quando você estiver na Bahia e quiser se sentir realmente parte do lugar, lembre-se de pedir o bobó de camarão.

9. Tapioca

A mandioca – produto que posteriormente origina a tapioca – é um alimento muito comum na África, e que também foi trazida para a Bahia por intermédio dos africanos. Nem os portugueses conheciam esse produto. Porém, a iguaria chamada tapioca tem origem indígena.

A receita final da tapioca é semelhante a uma panqueca frita. O recheio desse alimento fica a seu critério, mas de modo geral, você pode optar por sabores desde os doces aos salgados, como o leite de coco, leite condensado, queijo ou fruta.

Seja como for, ambas finalizações ficam saborosas e fazem sucesso entre os consumidores. Você pode desfrutar da versatilidade desse prato no café da manhã, lanche da tarde ou a noite, como um acompanhamento do jantar.

Como turista, também é importante saber que a tapioca e o beiju são a mesma coisa. O que difere os dois pratos são alguns ingredientes básicos. Por exemplo, enquanto a tapioca é feita com a goma da tapioca, o beiju é feito da massa.

10. Arroz de polvo

Se você não sabia, aqui vai uma curiosidade: o arroz é mais uma das comidas de Salvador que foram trazidas pelos africanos. É por causa desse continente que hoje temos a tradição de consumir arroz diariamente, assim como o outro povo.

Dessa tradição surgiu um prato típico de Salvador, chamado arroz do polvo. É muito comum que essa receita seja servida no litoral baiano, principalmente nos botecos. Porém, ao chegar em Salvador, você encontra um especialmente famoso, o da praia Guaiú, no Restaurante Maria Nilza.

A receita leva temperos como cebola, louro, azeite de oliva, alho, pimenta-do-reino ou vermelha, sal a gosto, vinho branco, salsinha picada etc. Boa parte dos ingredientes devem picados, cobertos com água e colocados em uma panela de pressão. Após o cozimento e a saída de pressão da panela, o próximo passo é cortar o polvo em pedaços.

Enquanto isso, o azeite e o alho devem ser refogados para depois misturar ao polvo. Tudo isso, claro, com muito amor e molejo que só as comidas de Salvador possuem.

Afinal, a Bahia é um lugar extremamente rico em diversos aspectos além da história, Carnaval e praias. Mas são as comidas de Salvador que ajudam os visitantes a entenderem melhor o lugar e o porquê de ele ser tão amado e único.

Se você gostou do nosso texto, compartilhe-o nas redes sociais e ajude os seus familiares e amigos a conhecerem também o melhor da culinária baiana!

Você também pode se interessar por