Blog

Aniversário de São Paulo: atrações do final de semana prolongado!

No dia 25 de janeiro, segunda-feira, a cidade de São Paulo completa 462 anos de fundação. A data é feriado municipal na capital paulista e por ser numa segunda, vai presentear os paulistanos e quem estiver passando pela cidade duplamente: com um final de semana prolongado e com uma intensa programação cultural espalhada pela cidade, sendo que a maioria é gratuita. Confira algumas delas!

No Museu da Imigração, no bairro da Mooca, a programação comemorativa começa às 11 horas do domingo, dia 24, com uma atividade educativa que convida ao público de todas as idades a desenhar sua percepção da arquitetura em torno do parque, em um exercício de observação. Em seguida, haverá o “Caça-trilha”, uma brincadeira para as crianças e às 15 horas tem a apresentação da Orquestra de Rua, um grupo de cordas formado por músicos que se conhecem poucas horas antes da apresentação, ensaiam e se apresentam. A atividade é livre para quem quiser participar e o repertório é de nível básico a intermediário. Quem deseja participar deve chegar ao Museu às 11 horas da manhã, munido de seu instrumento.

A partir das 14 horas do dia 25, o pessoal do projeto Leitura no Vagão estará em frente à estação do metrô Trianon-Masp distribuindo livros gratuitamente. Normalmente, a ação é feita diretamente dentro dos vagões do metrô, onde são deixados livros para que os usuários do metrô leiam e, se quiserem, levam para suas casas. Porém a ideia é que depois de ler, o leitor deixe novamente em outro vagão para que outra pessoa também leia. Como este é um projeto que sobrevive de doação, se você tiver livros em casa para doar, esta é uma ótima oportunidade de compartilhá-los com outros leitores, além de poder ampliar o seu repertório literário deste ano!

Para quem pretende comemorar o aniversário da cidade com muita música, pode se preparar pois a programação será intensa de sábado à segunda. Artistas como Gilberto Gil, Maria Gadú, Daniela Mercury, Criolo, Raimundos, Marcelo Jeneci e Funk Como Le Gusta são algumas das atrações. Os shows acontecerão em palcos montados pelas praças da cidade, em centros culturais e em sedes do SESC. Já a apresentação da cantora baiana Daniela Mercury será sobre um trio elétrico, no domingo, dia 24, que passará pela Av. Faria Lima, seguindo pela Rebouças e Consolação.

A Pinacoteca também abrirá suas portas de forma especial na segunda dia 25. A entrada nos dois prédios (principal e na estação Pinacoteca) será gratuita, haverá a exibição de filmes nacionais e o estacionamento se transformará em uma praça de alimentação, com a presença de diversos food trucks.

E que tal curtir o feriado em ritmo de carnaval? Na segunda-feira, o bloco de rua Feliz da Vida vai agitar os foliões que quiserem comemorar o aniversário da cidade em estilo carnavalesco. A concentração será na Praça do Centenário/Casa Verde a partir do meio-dia. Pagando R$ 60,00 o folião tem direito a chopp, camiseta e canecas exclusivas. Porém o pagamento não é obrigatório e quem quiser pode se divertir muito sem gastar nada!

Confira aqui outras opções de programas culturais gratuitos para se fazer em São Paulo neste fim de semana e aproveite tudo que só a capital paulista oferece à você!

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por