Imagine uma região que, apesar de ser a segunda menor do Brasil, concentra aproximadamente 42% de toda a população brasileira — o que corresponde a quase 87 milhões de pessoas. Pois é! O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou esses dados que só reforçam o quanto é preciso conhecer tudo sobre a Região Sudeste do país. E tem mais, viu?
Composta por quatro estados — Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro —, a Região Sudeste é riquíssima em cultura, culinária, pontos turísticos e um clima tropical com estações bem definidas. Por isso, viajar e ver de perto esse cantinho do Brasil é levar para casa algumas das melhores experiências que você terá em relação ao país. Ou seja: vale super a pena!
Para incentivar ainda mais você a encarar a aventura e preparar as malas rumo a esses estados incríveis, listamos algumas coisas típicas do sudeste que você precisa conhecer. Confira!
Manifestações culturais
A Região Sudeste foi uma das áreas brasileiras com forte influência de vários outros povos colonizadores. Os portugueses, por exemplo, chegaram por lá no ano de 1532 e começaram a disseminar sua cultura. Mas os franceses, italianos e japoneses também tiveram grande participação no desenvolvimento cultural da região — juntamente, é claro, com os indígenas.
E, a partir de toda essa mistura, foram surgindo as manifestações culturais mais marcantes da região. As congadas, por exemplo, têm grande influência do povo africano. Tem também a Festa do Divino Espírito Santo, as reisadas, os sambas, o lundu, o carnaval como principal festa do Rio de Janeiro, além da Folia de Reis, logo após o ano novo.
Sabe o que mais agita a Região Sudeste? As festas juninas e julinas, já que os habitantes costumam esticar um pouquinho mais essa tão querida manifestação cultural. O bacana é que, como nessa época é inverno, a festa fica muito mais cheia de encanto e de comidinhas para esquentar a todos. É bem difícil encontrar alguém que não aproveite esse momento.
Fora tudo isso, a música é outro aspecto muito marcante por lá. Algumas das bandas mais importantes do Brasil nasceram na Região Sudeste e hoje fazem parte da rotina de milhares de brasileiros. Por meio desses ritmos, eles conseguem absorver um pouco desse canto do Brasil!
Confira abaixo alguns exemplos das principais manifestações culturais!
Batuque
O Batuque é uma manifestação cultural de origem africana, mais especificamente do ritual de procissão, e é muito comum nas cidades do interior de São Paulo, no São João e nas festas do Divino Espírito Santo. A dança consiste em uma fileira de homens distantes a 15 metros das mulheres, que se aproximam e acostam por três vezes no abdômen da companheira.
Festa de Iemanjá
Iemanjá é uma entidade de matriz africana das religiões do Candomblé, Macumba e Umbanda. O culto é realizado na virada do ano, quando milhares de devotos vão até as praias com presentes, flores, bebidas e comidas para a Rainha do Mar, que é considerada a mãe de todos os orixás e protetora das viagens marítimas.
Caiapó
O Caiapó é uma manifestação cultural de origem indígena, comum em diversos estados da região Sudeste, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Ticumbi
A dança é encontrada normalmente no Espírito Santo, e é a versão capixaba da Congada. Ela é praticada por negros que se vestem de branco, usam batas com inúmeras fitas coloridas e fazem uma representação de uma dança dramática de guerra.
Culinária
Já que a ideia é contar tudo sobre as coisas típicas do sudeste que você precisa conhecer, não podemos nos esquecer dos sabores típicos. São tantas opções para provar e se deliciar, que é difícil eleger um só como favorito.
Saiba que essa região concentra alguns dos melhores restaurantes de todo o Brasil. Além disso, a gastronomia é muitíssimo procurada por turistas de todos os cantos do mundo. E dá para entender os motivos!
Então, com tantos pratos interessantes, fizemos uma seleção por estados. Vamos lá!
Minas Gerais
Atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar do pão de queijo de Minas Gerais! E o que podemos dizer sobre o feijão tropeiro, o bolo de fubá, o frango com quiabo e o tutu de feijão? Essas são só algumas delícias que o povo mineiro reserva para você.
Espírito Santo
O que mais chama a atenção na culinária desse estado é a saborosa moqueca capixaba. O que a diferencia das outras, como a baiana, é que a iguaria é preparada em panela de barro, algo bem típico do estado. Experimente também a torta capixaba, servida com muitos frutos do mar, siri, ostra, sururu, camarão e bacalhau!
São Paulo
Sabia que a cidade de São Paulo é a segunda maior consumidora de pizza do mundo, perdendo apenas para Nova Iorque? Mesmo assim, o povo desse estado sabe como preparar uma refeição incrível e com toques que só ele tem. Anote aí os grandes destaques: virado à paulista, carne de panela, cuscuz paulista e quentão.
Rio de Janeiro
Entre uma beleza natural e outra, é bom você reservar um espacinho na barriga para comer, sem remorso, a feijoada carioca! E para acompanhar? Uma boa caipirinha bem gelada ou aquele chope tirado na hora. Não deixe também de provar a Sopa Leão Veloso e o tradicionalíssimo filé à Osvaldo Aranha.
Comidas típicas
Conforme mencionado, cada cantinho do Sudeste marca os turistas e moradores não só pela beleza dos locais, mas também pelas comidas típicas existentes em cada lugar.
Sanduíches e comidas e boteco
Os sanduíches costumam ser pedidos para os dias corridos — e quando se fala de correria, a cidade de São Paulo não pode ficar de fora, já que é um dos maiores centros urbanos do país. O mais tradicional é o bauru, que combina pão de trigo sem miolo, queijo derretido, tomate, rosbife, orégano e picles.
Outros sanduíches que se destacam é o de mortadela, que costuma ser servido com uma quantidade generosa desse ingrediente. Além disso, há também o de pernil, normalmente encontrado no Mercado Municipal de São Paulo.
Em relação às comidas de boteco, o sucesso é tão grande que existem até campeonatos com diferentes entradas de salgados, desde os mais tradicionais aos que recebem um toque de álcool no prato. Um dos mais pedidos costuma ser o bolinho de bacalhau, que é bastante comum no Rio de Janeiro.
Pastel de Angu
Especialmente na cidade de Itabirito, em Minas Girais, o pastel de Angu, feito com fubá e podendo receber recheio de diferentes tipos de carnes, tem uma história especial. A comida foi criada por mulheres escravizadas durante o século 19 e tem como um dos principais ingredientes o umbigo de bananeira, que era o que os escravos conseguiam obter com maior facilidade.
Cuscuz paulista
O cuscuz paulista é um prato típico da cultura caipira. Com o tempo, ele ganhou também os centros urbanos, tornando-se uma das receitas queridinhas da culinária de São Paulo. É feito com farinha de milho, camarão, peixe, temperos vegetais, ovos cozidos etc. O cuscuz paulista é primo do marroquino, uma comida típica da África.
Pontos turísticos
Ao fazer uma viagem bacana como essa para o Sudeste, é bom que você já tenha em mãos uma prévia dos lugares que deseja conhecer, não é mesmo? Como são estados cheios de atrações, é provável que você se perca em meio a tanto passeio interessante e cheio de história para contar. Por isso, é bom se planejar muito bem.
Nesse sentido, você já iniciou com o pé direito ao procurar pelas coisas típicas do sudeste que precisa conhecer. Isso vai ajudar na hora de montar o seu roteiro, principalmente se decidir fazer essa viagem de ônibus — uma das melhores opções para quem quer realmente deseja conhecer a fundo um determinado local.
Começando pelo Rio de Janeiro, não podem faltar na lista as praias de Copacabana e Ipanema, o Cristo Redentor, o bondinho do Pão de Açúcar e a Lapa. Em São Paulo, os programas indispensáveis são visitar os museus, como o MASP, e fazer compras na 25 de março. Aproveite e estique a viagem até a belíssima Campos do Jordão, ok?
Já Minas Gerais reserva riquíssimas cidades históricas, como Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes, além da capital Belo Horizonte, com todos os seus encantos. Por fim, o Espírito Santo vai pegar você de vez pelas suas belíssimas praias e regiões montanhosas, perfeitas para longos dias aproveitados com toda a família.
Como você pôde notar, as coisas típicas do sudeste são recheadas de pitadas de cultura, gastronomia, manifestações, locais para conhecer e muito mais. Reservar as próximas férias para fazer um tour por essa parte do Brasil é, sem dúvidas, uma decisão que promete ser ótima e que vai surpreender você e sua família. Por isso, não se esqueça de levar um bom par de tênis para andar o dia todo, já que será difícil querer ficar no hotel.
Gostou de conhecer mais sobre esse pedaço maravilhoso do Brasil? Aproveite e entre em contato conosco para saber como marcar a sua viagem!