Blog

Pé na estrada: o que fazer em São José dos Campos?

Viajar em família é sempre uma grande experiência. Além de aproximar os laços afetivos, o passeio permite sair da rotina para aproveitar momentos únicos de lazer. São inúmeras as regiões interessantes para visitar no interior do estado de São Paulo, dentre elas São José dos Campos. A cidade abriga regiões rurais que ocupam quase 70% do território municipal e oferece diversos atrativos ao turista. Muitos, entretanto, se questionam sobre o que fazer em São José dos Campos e quais são os pontos que vale a pena visitar.

Buscando sanar essa dúvida, elencamos os principais passeios para fazer na cidade e dicas de como aproveitar o local da melhor maneira. Não deixe de conferir!

Como nasceu a cidade de São José dos Campos?

o que fazer em são josé dos campos

A origem de São José dos Campos remonta aos anos finais do século 16. O local onde hoje está localizada a cidade abrigava uma fazenda jesuítica que explorava a pecuária na região para evitar incursões dos bandeirantes. Embora expulso da aldeia em 1611, o grupo religioso voltou mais tarde e estabeleceu-se no local que, atualmente, abriga a Igreja Matriz de São José.

O agrupamento, por sua vez, deu origem ao município paulistano do interior do estado. A cidade é hoje famosa por concentrar diversas atrações e por atrair turistas todos os anos, uma vez que é referência na preservação da cultura e das tradições locais.

Por que visitar o município?

São José dos Campos, sendo a principal cidade da Região Metropolitana do Vale da Paraíba, dispõe de inúmeros roteiros turísticos para aproveitar em família. São diversos museus, teatros e parques que oferecem lazer e cultura ao turista.

O grande diferencial da região é, entretanto, a preservação da história e das belezas naturais pela própria população. Vale lembrar que o município é, também, o mais importante polo aeronáutico e aeroespacial da América Latina. Com uma longa tradição cultural, o local concentra prédios com arquitetura arrojada, institutos federais e grandes áreas de proteção ambiental.

Quais são os pontos turísticos imperdíveis de São José dos Campos?

o que fazer em são josé dos campos

São diversos os atrativos disponíveis para a visita. Confira agora alguns dos pontos turísticos importantes da cidade e que podem tornar a viagem ainda mais especial!

Banhado

O Banhado é um dos maiores atrativos turísticos da cidade. O local é perfeito para quem curte o contato com a natureza e gosta de desvendar paisagens ao ar livre. O ponto localiza-se no centro da cidade, constitui área de preservação ambiental e abriga vistas deslumbrantes integradas à região urbana. A orla do Banhado também costuma receber muitos turistas que são atraídos pela imagem do pôr do sol.

Parque Santos Dumont

O Parque Santos Dumont também é uma ótima opção de passeio para quem deseja curtir a cidade com a família, especialmente no verão. O local foi inaugurado em 1971 e abriga extensas áreas de esporte e lazer que podem divertir a criançada. No parque, ainda é possível observar a famosa réplica em tamanho real do avião 14 bis criada por Santos Dumont, personalidade que dá nome ao ponto turístico.

Parque Vicentina Aranha

O Parque Vicentina Aranha é um ponto turístico considerado patrimônio histórico da cidade e, portanto, ótima opção para quem ainda planeja o que fazer em São José dos Campos. A região ocupa uma área equivalente a 84.500 metros quadrados e proporciona ao turista caminhada ao ar livre.

Cercado por grandes áreas verdes, o parque ainda conta com pavilhões projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo que constituem parte da história do município.

Parque Natural Municipal Augusto Ruschi

O Parque Natural Augusto Ruschi abrange um dos principais fragmentos florestais de São José dos Campos. Dessa forma, o ponto turístico preserva uma extensa e importante área da mata atlântica. O passeio, por essa razão, é perfeito para quem curte explorar e observar a flora e fauna locais. As trilhas presentes no parque abrigam grande riqueza nativa e garantem diversão e descanso para toda a família.

Mercado Municipal

Para quem gosta de gastronomia e curte conhecer a culinária típica das regiões do país, o Mercado Municipal é uma excelente opção de passeio. Lá, o turista poderá desfrutar dos melhores produtos e observar artesanatos feitos pela população local. O ponto turístico localiza-se no centro da cidade e funciona desde o início do século XX. Por essa razão, a atração é bastante famosa na região e recebe pessoas de diversos estados que desejam conhecer mais de São Paulo.

Igreja Matriz

Para aqueles que gostam de fazer passeios históricos ou relacionados à religiosidade, a Igreja Matriz pode agradar bastante. Localizada na Praça João Pessoa, que constitui marco zero da cidade, a construção foi inaugurada em 1934. Todos os anos, a Igreja recebe visitantes curiosos que, vindo de diversas regiões do país, desejam descobrir um pouco mais sobre a arquitetura e a história do município.

Memorial Aeroespacial Brasileiro

O Memorial Aeroespacial Brasileiro é bastante interessante àqueles apaixonados por ciência e por aviação. O turista que opta por esse passeio desfruta do privilégio de observar de perto os aviões criados no início da história da Embraer.

Idealizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, a exposição conta com diversos protótipos e exemplares de aeronaves, além de uma réplica de Veículo Lançador de Satélites e foguetes Sonda. Sem dúvidas, essa é uma ótima experiência para proporcionar à família.

Quando a pergunta é o que fazer em São José dos Campos, a resposta a ser dada não é nada objetiva. São inúmeros os passeios interessantes para realizar na cidade em família, como os mencionados no artigo.

Para tornar a viagem confortável e segura, entretanto, além do roteiro, é importante pensar no trajeto até o município. A compra de passagens de ônibus online por meio de sites de busca, nesse sentido, pode ser uma ótima aliada para o planejamento. A ferramenta é capaz de auxiliar na comparação de preços e na busca pelas melhores oportunidades.

Gostou do nosso artigo? Que tal completar a leitura e saber mais sobre como dormir no ônibus de forma confortável? Confira o conteúdo e desfrute da viagem com ainda mais conforto e segurança!

Você também pode se interessar por