Blog

O que fazer em Jundiaí? Conheça 8 opções!

o que fazer em jundiai
Vista de cima da cidade, aconchegante e verde.
Ah, as cidades do interior! São sempre uma boa pedida para o descanso em família, não é? Quando falamos sobre o que fazer em Jundiaí, as surpresas são ainda mais encantadoras: muita história para contar, atrações culturais, parques belíssimos e o ar fresco da cidade que fica aos pés da Serra do Japi.

Se você nunca conheceu Jundiaí — a representação perfeita da modernidade, com seu pólo industrial, em contraste com a atmosfera interiorana —, vale a pena marcar esse destino para a sua próxima viagem. Por isso, confira um pouco mais sobre o município e 8 de suas principais atrações!

Entenda por que Jundiaí é a terra da uva

Jundiaí é conhecida como a terra da uva, mas também se destaca pela produção de café. Sua grande vocação agrícola possibilitou o forte desenvolvimento do município a partir do século 19, quando foi construída a malha ferroviária que a interligava com outras cidades do interior e a capital paulista.

Hoje, a cidade é um grande pólo industrial, mas não perde seu jeitinho de interior. Na hora de decidir o que fazer em Jundiaí, entram na lista vinícolas, festas tradicionais, parques e atrações naturais, que fazem muito sucesso entre a população local e movimentam o fluxo turístico.

Conheça as 8 principais atrações turísticas de Jundiaí

1. Centro histórico

No centro, a Catedral Nossa Senhora do Desterro é um cartão-postal da cidade. Com arquitetura colonial e vitrais belíssimos, as badaladas do sino da antiga igreja marcam o passar das horas para quem visita as muitas lojas da Rua Barão de Jundiaí.

A poucos metros dali, o Teatro Polytheama é um dos pontos mais valorizados pelos moradores e, também, um de seus principais atrativos turísticos. O local conserva a fachada original do início do século 20 e foi tombado como Patrimônio Histórico. Além disso, tem uma agenda movimentada e recheada de apresentações artísticas.

2. Ciclo de museus

Também é no Centro que se encontram alguns museus e casas de arte importantes da cidade, como:

  • a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, com quase 500 obras de artistas locais e nacionais, exposições, oficinas etc;
  • o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, conhecido como Solar do Barão, tombado como Patrimônio Cultural e com um acervo riquíssimo.

A poucos quilômetros, o visitante também pode conhecer o Complexo Fepasa, um edifício que representa a história ferroviária da região. Aliás, é ali que se encontra o Museu da Cia. Paulista, com peças de locomotivas antigas, registros da construção das estradas de ferro e muito mais.

3. Parques municipais

Jundiaí também conta com grandes parques municipais que atraem visitantes durante toda a semana. Um dos principais é o Parque da Cidade, com pistas de aeromodelismo, jardim japonês, centro náutico e diversas quadras poliesportivas.

O Jardim Botânico é outro que faz sucesso como um local de lazer e descanso com a família, mas também se destaca pelas iniciativas de educação ambiental e conservação da vegetação nativa. O local conta com orquidário, biblioteca especializada e jardins temáticos.

4. Bar do Haules

Agora, se o que você procura é agito, as noites de sexta-feira e de sábado na cidade não decepcionam. São muitas casas noturnas, bares com música ao vivo e danceterias. O grande destaque, no entanto, fica para o Bar do Haules – o “point” de Jundiaí.

O local é considerado um ponto de encontro dos jovens jundiaienses, recebe shows de bandas autorais, apoia artistas locais e faz sucesso principalmente pela caipirinha de rúcula e o ambiente alternativo.

5. Serra do Japi

Não dá para falar sobre o que fazer em Jundiaí e não lembrar da Serra do Japi, uma das maiores áreas de preservação do bioma da Mata Atlântica. Para quem quer visitar, existem seis opções de circuitos guiados, que precisam ser agendadas com antecedência.

6. Parque da Uva

o que fazer em jundiai

Lembra de quando falamos que Jundiaí é a terra da uva? Pois bem, a cidade tem uma festa tradicional, realizada desde 1934 em janeiro: a Festa da Uva. Como a festividade começou a atrair muitos visitantes, foi criado um local só para realizá-la, o Parque Municipal Antônio Carbonari, conhecido como Parque da Uva.

Mas o mais legal é que o Parque se tornou um dos principais centros culturais da cidade, com atrações o ano todo. Shows, oficinas, atividades para a família, workshops e feiras estão sempre na agenda do local.

7. Adegas e vinícolas

o que fazer em jundiai

É claro que, com a grande vocação para a vinicultura, Jundiaí conta com muitas adegas e vinícolas. São mais de 20 espalhadas pela cidade, e muitas abertas para visitação do público. Entre as mais populares, estão a Adega Brunholi, com café da manhã colonial e minifazenda, e a Adega Maziero, com degustação de vinhos e licores.

8. Fazenda Nossa Senhora da Conceição

Para aproveitar a temática rural, vale a pena conhecer também a Fazenda Nossa Senhora da Conceição. Feita para um verdadeiro dia de cultura em família, a Fazenda conta com um Museu do Café, senzala, lojinha de artesanato, rota de trenzinho, passeios a cavalo, entre outras atrações.

Faça um roteiro pela cidade

Quanta coisa, não é? Sim, há muitas opções turísticas em Jundiaí. Por isso, vale a pena reservar pelo menos 3 dias na cidade para um roteiro incrível. Você pode, por exemplo, começar com um circuito cultural, visitando os principais museus e finalizando o dia em uma peça no Polytheama.

No segundo dia, acorde cedo e desbrave a Serra do Japi em uma das trilhas monitoradas, conheça as cachoeiras e as espécies nativas. Na hora do almoço, vá para a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, aproveite o restaurante colonial do local e passe o dia conhecendo seus atrativos.

À noite, que tal visitar o Bar do Haules, curtir música ao vivo e experimentar as caipirinhas alternativas? Mas lembre-se de que a entrada só é permitida para maiores de 18 anos. Já no último dia, a palavra-chave é descanso: curta os parques verdes e finalize com uma degustação de vinhos no Maziero.

Viu? Não faltam ideias de o que fazer em Jundiaí! Por isso, vale a pena incluir a cidade interiorana na sua lista de destinos para um fim de semana em família. Afinal, há opções para todos os gostos: locais para descansar, contato com a natureza, mergulho cultural e a oportunidade de conhecer a história da região.

E aí, que tal visitar as terras jundiaienses no próximo fim de semana? Entre no site da Rodoviariaonline e compare as opções de passagens!

Você também pode se interessar por