Blog

Lá vem o verão!

Estamos a uma semana do início do verão. A estação mais quente do ano tem início  às 2h48min (horário brasileiro de verão) do dia 22 de dezembro. Para quem está contando os dias para o início do verão, ou melhor, para as férias de verão, e ainda não escolheu o local onde aproveitará seu merecido descanso, também deve estar curioso para saber como o clima vai se comportar nesta época do ano. Afinal, o tempo contribui muito em uma viagem!

A previsão dos meteorologistas para os próximos 3 meses é que as condições do tempo ainda sofrerão forte influência do fenômeno “El Niño”, evento oceânico-atmosférico que promove um aquecimento atípico na região do Oceano Pacífico Equatorial. Este fenômeno é um dos mais intensos dos últimos anos, responsável pelas fortes chuvas que acometeram a região sul do Brasil nesta primavera e que intensificou a seca no centro-norte do país.

Segundo as previsões meteorológicas, as chuvas de verão serão mais frequentes na região sul durante o mês de janeiro, espalhando-se acima da normalidade entre as regiões sudeste e nordeste no mês de fevereiro. Em março, as chuvas voltam a cair sobre os estados de Santa Catarina e Paraná, dando uma trégua no Rio Grande do Sul. No fim do verão também se prevê chuva acima da média no norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. No extremo norte da região nordeste, a seca deve persistir.

Uma boa notícia é que não há previsão de que se repitam os bloqueios atmosféricos que trouxeram fortes ondas de calor para o país nos dois últimos verões e que diminuíram drasticamente as chuvas nas regiões sudeste e centro-oeste, contribuindo para a atual situação crítica de reserva e abastecimento de água. As temperaturas do próximo verão serão altas, é claro, mas dentro da normalidade.

Sem dúvida, o verão é a estação mais esperada do ano, porque o clima de verão vai além da temperatura: é a hora de dar um tempo no trabalho e na escola, aproveitar as festas de fim de ano e curtir com as pessoas queridas. É hora de deixar tudo leve, desde a comida até as roupas. Então, prepare-se, pois o verão está chegando!

Você também pode se interessar por