Blog

Ilhabela: um paraíso no litoral paulista

Você está em busca de um destino litorâneo para curtir a natureza e descansar perante um mar de águas claras? Então você deve visitar a paradisíaca Ilhabela, localizada no litoral norte de São Paulo, distante apenas 135 quilômetros da capital. É considerado um dos pontos mais bonitos de toda a costa brasileira, com 83% do seu território ocupado pelo Parque Estadual de Ilhabela, uma das maiores reservas de mata atlântica do planeta.

Sinônimo de riqueza natural e respeito à natureza, Ilhabela tem 42 praias em seus 130 quilômetros de extensão. Cheio de lendas e histórias de piratas para contar, o mar do entorno de Ilhabela é marcado por inúmeros naufrágios, muitos deles se tornaram pontos famosos para a prática de mergulho. A cidade também se tornou ponto importante para a prática de outro esporte náutico: a vela. Graças ao canal formado entre a ilha e o continente, que apresenta ótimos ventos, Ilhabela ganhou o título de ‘Capital Nacional da Vela’. No mês de julho, a cidade recebe velejadores do mundo todo para a Semana Internacional da Vela, competição já tradicional da agenda do esporte.
Além do mar, Ilhabela também oferece atrativos em terra, como suas inúmeras trilhas em meio à mata atlântica que desvendam belíssimas cachoeiras, onde se é permitido uma pausa para um banho refrescante!

mergulho-ilhabela
Mergulho na Ilhabela, inesquecível. Foto: Hypeness.

 

Entre os lugares mais cotados para se visitar na Ilhabela, está a Praia do Bonete que, ao lado da praia de Castelhanos, divide o título de praia mais bonita da ilha. O acesso é feito pelo mar, de barco, ou por terra, por meio de uma trilha que, no caminho, dá vista para três cachoeiras. O local, banhado por águas claras e calmas, abriga um rústico vilarejo, com restaurante de comida simples, porém fresca e saborosa.

ilhabela
Vista da Praia do Bonete, considerada uma das mais belas da ilha. (Foto: ilhabela.com.br)

A praia de Castelhanos também é mais afastada, com acesso por barco ou veículo 4×4, perfeito para vencer os 17 quilômetros de estrada de terra. O visual é belíssimo! A dica de quem já esteve lá é para não esquecer de levar dinheiro, pois os bares e restaurantes não aceitam outra forma de pagamento. Por estar bem próxima da mata, os mosquitos podem incomodar, então o repelente também é item indispensável!

Quem curte aventurar-se no meio da mata, não pode deixar de visitar uma das cachoeiras da região, como a Cachoeira do Gato. A trilha até a queda tem cerca de 2 quilômetros em meio à mata fechada e leva em torno de 30 minutos para chegar até lá. A cachoeira é belíssima e é possível banhar-se na piscina formada pela queda.

Mas quem não pretende viver muitas aventuras e quer curtir uma praia, a dica é visitar a Ilha das Cabras. Ou melhor, a praia em frente ao local, já que a mesma é uma propriedade particular que não permite a entrada de visitantes. O grande diferencial do entorno da Ilha das Cabras é o santuário ecológico que abriga inúmeras espécies marinhas, desde peixinhos de diferentes espécies até cavalos marinhos. É possível mergulhar usando apenas snorkel, pois a água cristalina permite uma visibilidade incrível. O mar é bem calmo, perfeito para crianças.

ilhabela
Ilha das Cabras. Seu entorno guarda o Santuário Ecológico Marinho. (Foto: ilhabela.com.br)

Gostou das dicas? Então não espere mais: compre suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline e aproveite o melhor da Ilhabela!

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por