Blog

Contagem regressiva para o Carnaval 2014

O ano mal começou e já é hora de pensar no próximo feriado. Aliás, um dos mais adorados pelos brasileiros: o carnaval. Neste ano, os quatro dias de festa preenchem o calendário no início de março, o que dá a sensação que o verão foi estendido. E há aqueles que estão contando os dias para cair na folia! Se este é o seu caso, fique atento às reservas de hotéis, compras de passagens e outros gastos típicos, principalmente se sua ideia é ir para as cidades mais procuradas e famosas para este feriado.

Escola de Samba Beija-flor no Carnaval
Carro alegórico da Escola de Samba Beija-flor de Nilópolis. (Foto: rio-carnaval.net)

Como, por exemplo, a cidade maravilhosa que, sem sombra de dúvida, é a que realiza o carnaval mais famoso do mundo. A partir de 19 de janeiro, as escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro já começam os ensaios para fazer bonito na Sapucaí. Ao total, são 12 escolas que fazem parte deste grupo e que prometem criatividade, beleza e samba no pé para conquistar o público. Os ingressos para assistir aos desfiles começam a ser vendidos a partir do dia 13 de janeiro e os preços variam entre R$ 200,00 e R$ 320,00, dependendo da localização nas arquibancadas. Para quem sonha tornar-se passista por um dia, ainda há escolas que estão vendendo fantasias para desfilar. Mas para quem curte mais um carnaval de rua, vai se divertir nos blocos que agitam as ruas de bairros famosos, como Copacabana. A programação é extensa e a participação é gratuita, dispensando o ‘abadá’, muito conhecido no carnaval do Nordeste. Mas é claro que aquela fantasia divertida vai garantir diversão em dobro!

E falando em Nordeste….. é fato que há programação, shows e muita folia em todo a região. Aliás, em todo o país. Mas Salvador, Recife e Olinda são as cidades que se encontram no ‘batalhão de frente’ do carnaval Nordestino. Em Salvador, a animação fica por conta dos blocos carnavalescos que do alto dos trios elétricos são comandados por gente famosa, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Cláudia Leite, Chiclete com Banana, Asa de Águia, etc. Mas para seguir atrás do trio elétrico do bloco escolhido é necessário usar o abadá – uma espécie de uniforme que identifica as pessoas pertencentes ao bloco. Os preços dos abadás variam de acordo com o bloco e, obviamente, os blocos mais procurados são também os que apresentam os valores mais salgados.

Blocos de Carnaval agitam milhares de pessoas pelas ruas de Salvador.
Blocos agitam milhares de pessoas pelas ruas de Salvador. (Foto: divulgação)

Em Olinda, o bloco carnavalesco Galo da Madrugada – considerado o maior bloco do mundo – vai homenagear, este ano, o escritor Ariano Suassuna. Tradicionalmente, o bloco sai às ruas de Olinda no sábado de carnaval, e a concentração dos foliões começa cedo, por volta das 7 horas da manhã. A participação no bloco é gratuita.

Pre-pa-ra, que a contagem regressiva já iniciou! Compre já suas passagens na Rodoviariaonline, escolha sua fantasia e esteja pronto para curtir os dias de folia!

Por Renata Sklaski

Você também pode se interessar por