Se você pensa que precisa sair do país para entrar em contato com atrações culturais de ponta, está enganado. Afinal, muita coisa boa acontece no Brasil no decorrer do ano e em todo as estações. Esse é o caso do Festival de Inverno Chapada dos Guimarães, que anualmente reúne milhares de pessoas na cidade do Mato Grosso.
Geralmente, a festa ocorre durante o mês de junho e conta com 9 dias de badalação. Ela já recebeu grandes nomes da música sertaneja, como João Bosco e Vinicius, e Paula Fernandes, além das bandas de rock Barão Vermelho e Jota Quest. O melhor de tudo é que, além de curtir um som nacional, você também pode aproveitar para conhecer a cidade.
Ainda não se convenceu a visitar o lugar? Continue a leitura, pois mostraremos algumas vantagens de conhecer a Chapada dos Guimarães e ainda aproveitar o Festival!
Festival de Inverno Chapada dos Guimarães
A ideia do Festival é mostrar a pluralidade da música e atrair nomes do cenário nacional de diversos segmentos para fomentar a cultura local. Participar dele é, além de tudo, um convite para conhecer essa linda cidade, que tem muito a oferecer em termos de turismo e beleza natural.
Aventuras
Para quem quer aproveitar o festival à noite e curtir uma aventura durante o dia, há várias opções. Uma delas é conhecer as Cavernas do Francês (ou Aroe Jari). Lá, está localizada a maior gruta de arenito do Brasil, com mais de 1.500 metros de extensão. O passeio é um colírio para os olhos: ao longo do caminho, há lagoas naturais com águas cristalinas, cachoeiras e muitas paisagens bonitas.
Se você estiver realmente empolgado para caminhar, também é possível conhecer outro conjunto dessa cachoeira, a Gruta da Lagoa Azul, 30 minutos depois. Lá, você pode observar as águas cristalinas, mas atenção: banhos são proibidos!
Quer aproveitar para se aventurar ainda mais? Ande outra meia hora e conheça a caverna Kyogo Brado. No final do roteiro, você ainda pode ser agraciado com um banho de cachoeira.
Esportes
Você acha que um local com intensa preservação da natureza, paredões, rios, árvores etc., desprezaria os esportes? Claro que não! A Chapada dos Guimarães oferece diversas atividades esportivas, entre elas arco e flecha, tirolesa, arvorismo, pêndulo e rapel.
Além disso, para desbravar o local, também é possível realizar trilhas a pé ou de bike. Então, é bom que esteja com o preparo físico em dia, porque há muitas belezas para serem vistas na região!
Mirantes
Para aqueles que preferem recarregar as energias pós-festival, também há um local propício: o mirante do Centro Geodésio, que está na lista dos mais incríveis do país. São 845 metros de altitude, que permitem ao visitante ter uma das vistas mais lindas e apaixonantes do Brasil. Vale a subida!
Você não precisa de intermediação de um guia turístico para chegar até lá, já que seu acesso é fácil. O ponto principal do lugar é o penhasco, ideal para quem adora uma aventura e não tem medo de altura. Nele, você tem a sensação de está pendurado e consegue tirar ótimas fotos que podem causar essa ilusão.
Gostou da notícia? Pois saiba que a Chapada dos Guimarães tem diversos outros mirantes. Isso garante paisagens de tirar o fôlego e fotografias incríveis!
Cachoeiras
Já falamos das cachoeiras, mas, ainda não citamos nem metade da magnitude das existentes na Chapada dos Guimarães. Uma delas é a Véu de Noiva, praticamente uma parada obrigatória para todos os brasileiros. A área é formada pelo rio Caxipó e com imponentes 86 metros de queda livre, o que, junto com os paredões de arenito, formam um cenário para ser sempre lembrado. É o caso dos sobrevoos das araras vermelhas.
Essa cachoeira pode ser observada por meio de um mirante próximo à administração do local. Perto dali, também há um restaurante típico regional, que se adapta bem ao ecoturismo e a paisagem — o que torna a visitação ainda mais satisfatória.
Há, também, a cachoeira da Geladeira, em que o visitante encontra piscinas naturais com águas bastante geladas, mas que garante uma linda queda d’água.
Vida selvagem
Ao visitar a Chapada dos Guimarães, é possível perceber que a vegetação vive em harmonia com a vida animal de um jeito que não se observa em outras regiões no Brasil. Por isso, você tem a oportunidade de observar de perto animais como coruja, cachorros-do-mato, araras etc.
Gastronomia
Também é possível se deliciar com as enormes variações de comidas da região, que vai desde os pratos típicos — praticamente uma obrigação de todo turista experimentar, como o picolé do cerrado — até os restaurantes japoneses. A melhor parte é que você pode fazer suas refeições em lugares com ótimas vistas, como o restaurante Atmã.
Então, se você quer unir música divertida, artistas renomados e, de quebra, passeios incríveis para admirar a natureza e desbravar o que há de melhor em Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães é uma boa pedida. Você pode comprar as passagens de ônibus online de forma segura e ainda ter mais comodidade.
Gostou do nosso post sobre o Festival de Inverno Chapada dos Guimarães? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos!