Blog

Festival de Dança de Joinville 2016

Mais uma vez, a cidade de Joinville prepara-se para realizar o maior festival de dança do mundo! De 20 a 30 de julho, acontece na cidade catarinense a 34ª edição do Festival de Dança de Joinville.

Neste ano, o Festival de Dança de Joinville reúne 437 grupos e escolas de dança de 22 estados e do Distrito Federal, além do Paraguai e Argentina. Serão apresentadas 1.188 coreografias em sete gêneros: Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Danças Populares, Danças Urbanas, Jazz e Sapateado. O evento recebe, anualmente, 7.800 participantes entre bailarinos, estudantes, professores, profissionais e artistas convidados. O público que assiste às apresentações ultrapassa 230 mil pessoas, em 240 horas de espetáculos, 200 delas gratuitas.

O estado de São Paulo concentra o maior número de coreografias confirmadas para o festival. São 481 trabalhos apresentados por 159 grupos, durante os 11 dias de evento. Das apresentações, 89 concentram-se na Mostra Competitiva, que acontece no Centreventos Cau Hausen, 14 no Meia Ponta, no Teatro Juarez Machado e 437 nos Palcos Abertos, em praças e shoppings centers.

Programação

A noite de abertura conta com três coreografias apresentadas pela São Paulo Companhia de Dança: Petite Morte, de Jiri Kulian; Suíte para Dois Pianos, de Uwe Scholz; e Gnawa, de Nacho Duato.

Para a Noite de Gala, que acontece dia 25 de julho, o palco principal do festival dará vida a um conto de fadas. O espetáculo Cinderela, do coreógrafo espanhol Gustavo Ramirez Sansano, será apresentado pelo Balé Teatro Guaíra, de Curitiba.

Festival de dança de joinville
Foto da Noite dos Campeões 2015. (Foto: Flickr Festival de Dança de Joinville)

A cada edição, o Festival de Dança de Joinville reforça sua característica didática, reunindo estudantes de dança de todos os cantos do país e do exterior, que vem à cidade nesta ocasião para os Cursos e Oficinas. Este ano, serão 76 cursos, 35 professores e 2.790 vagas. Confira a programação completa do festival no site oficial.

O 34º Festival de Dança de Joinville é apresentado pelo Ministério da Cultura e Banco Itaú, Lei de Incentivo à Cultura. O patrocínio é do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina, Grupo RBS e Beto Carrero World. Tem apoio de O Boticário na Dança e a colaboração da Folha de São Paulo. A promoção é da Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura de Joinville, com realização do Instituto Festival de Dança de Joinville.

Aproveite a realização do festival para assistir belos espetáculos de dança e conhecer mais da cidade de Joinville. Compre suas passagens pela Rodoviariaonline e boa viagem!

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por