Blog

Festival de Curitiba: o teatro toma conta da cidade!

No próximo dia 24, tem início a 24ª edição do Festival de Curitiba, um dos eventos mais aclamados do Brasil no cenário teatral e cultural. Serão mais de centenas espetáculos de teatro, dança, humor, gastronomia, infantil e muitos outros que prometem agitar a capital paranaense, até o dia 05 de abril.

O Festival de Curitiba já colocou a cidade, definitivamente, no calendário oficial do meio artístico nacional, pois sua visibilidade alavanca carreiras de artistas, diretores, cenógrafos e todos os profissionais envolvidos na produção e execução de uma peça. Este ano, o festival será aberto, pela primeira vez, pelo balé do tradicional Teatro Guaíra, que encenará a história da personagem de conto de fadas Cinderela.

A partir da abertura oficial, centenas de atividades teatrais tomam conta não só dos teatros e espaços culturais, como das ruas da capital. Tudo vira palco: praças e parques, onde o público pode criar uma interação muito próxima com o teatro.

A Mostra Oficial contará com a estreia de sete espetáculos nacionais e quatro atrações internacionais de companhias teatrais vindas da Dinamarca, Estados Unidos e Espanha. Ainda na Mostra Oficial, grandes nomes da dramaturgia nacional marcarão presença no espetáculo como Marco Nanini (Beije Minha Lápide), Suzana Faini (Silêncio!), Andréa Beltrão (Nômades) e Mateus Solano (Selfie).

Festival de Curitiba
Marco Nanini, atuando na peça “Beije Minha Lápide”. (Foto: divulgação)

O tradicional e disputado Risorama promete divertir o público com nomes do humor e do stand-up brasileiro. Oscar Filho, Léo Lins, Robson Nunes, Fábio Porchat, Sérgio Mallandro entre outros dividem o palco ao lado de Diogo Portugal, curador e criador do evento.

Festival de Curitiba
Fábio Porchat é uma das presenças confirmadas no Risorama deste ano. (Foto: divulgação)

A Mostra Fringe (não oficial) do Festival de Curitiba vai apresentar 393 espetáculos, sendo que 98 deles serão gratuitos e 37 peças do total são com linguagem infantil e adolescente.  Simultaneamente ao festival, acontece o Gastronomix, evento gastronômico, situado ao lado do Museu Oscar Niemeyer, que traz grandes chefs brasileiros para criar pratos especiais para que o público do festival descubra novos sabores.

Mas ainda tem mais: Guritiba (programação especial para as crianças), Mish Mash (mostra alternativa que une arte circense, ventriloquia, ilusionismo, etc) e muita atividade na rua.

Se você queria uma razão específica para visitar Curitiba, acabou de encontrar! Visite a cidade entre 24/03 e 05/04 e aproveite a atmosfera rica em cultura que paira sobre a cidade!

Para conhecer a programação completa do Festival de Curitiba clique aqui.

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por