Blog

Feriado semana santa: descubra 4 destinos que você deve conhecer

Confira alguns lugares incríveis para viajar.
Confira alguns lugares incríveis para viajar.
Tão logo acaba o Carnaval, muitas pessoas começam a planejar uma viagem com a família durante o feriado semana santa para conhecer novos lugares e, é claro, professar a fé em momentos de muita adoração e louvor.

Por esse motivo, listamos 4 lugares que podem ser o seu destino nesse feriadão prolongado já que reúnem, além de diversos pontos turísticos e belezas naturais, grandes celebrações religiosas. Ficou curioso para saber quais são eles? Então confira nosso post!

1. Ouro Preto – MG

A primeira cidade da nossa lista é Ouro Preto, que encanta os visitantes pelas construções históricas e principalmente o visual colonial que carrega até hoje.

Contudo, o que se destaca no feriado semana santa é o apoio popular tanto de moradores quanto de turistas que ajudam na montagem dos famosos — e temáticos — tapetes de serragem que revestem as ladeiras locais.

Bastante tradicionais, eles marcam e colorem o caminho por onde vão passar as procissões que arrastam multidões durante o domingo de Páscoa.

Aparecida-blog
A Basílica Nossa Senhora Aparecida, em sua grandiosidade no alto do morro.

2. Aparecida – SP

Não muito distante de Minas Gerais, há outro destino que arrasta milhares de fiéis: a cidade de Aparecida, em São Paulo. Isso porque é nela que ocorre a clássica Via-Sacra que arrasta uma multidão de peregrinos desde a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida até o Morro do Cruzeiro.

Desde 1948, os fiéis percorrem anualmente os 900 metros de extensão desse local recordando as 14 estações da Via Crúcis e participando de celebrações eucarísticas durante toda a Sexta-Feira da Paixão.

cidade de Pomerode
Pomerode é uma cidade de cultura alemã bem marcante.

3. Pomerode – SC

Pomedore, por sua vez, é conhecida pela popular Osterfest — uma típica celebração da Páscoa alemã implementada pelos imigrantes na região. Nela, são comuns feiras artesanais, oficinas infantis, festivais gastronômicos e diversas apresentações artísticas.

Porém, o que atrai a atenção de quem visita o município é que as ruas são tomadas por pequenos ovos coloridos que fazem referência à grande árvore de galhos secos (a Osterbaum) que é coberta pela população com milhares de cascas de ovos que simbolizam a morte e a ressurreição de Jesus.

4. Belém – PA

Por fim, não podemos deixar de citar a cidade de Belém — famosa pelo Círio de Nazaré. Afinal de contas, é na capital do Pará onde acontece algumas das maiores procissões da região Norte do país durante a semana santa, como a do Senhor dos Passos e a do Senhor Morto.

Ambas são realizadas na Sexta-Feira da Paixão e aglomeram milhares de fiéis pelas ruas do centro durante o dia e o cair da tarde para marcar o calvário e a morte de Cristo. Por isso, caso queira conferir ambas de perto, vale a pena se programar com antecedência!

Como você viu, não faltam opções de destino para a sua viagem no feriado semana santa. Portanto, se inspire nas nossas sugestões, arrume as malas e escolha um local para desfrutar de momentos de muita fé, tranquilidade e bênçãos!

Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de outras dicas e sugestões de lugares para conhecer nos feriados e principalmente nas suas férias!

Você também pode se interessar por