Blog

Confira 4 dicas para mochileiro iniciante!

A regra número um de todo mochileiro iniciante deveria ser a humildade para entender que não é suficiente apenas conhecer dicas sobre os destinos ao planejar uma viagem, mas também sobre a segurança e a preparação, para que a sua experiência passe longe de perrengues e, além de ótimas lembranças, gere uma boa economia.

confira-dicas-para-mochileiro-iniciante

Afinal de contas, quanto mais você poupa em um passeio, mais fácil será realizar muitos outros por aí. Para que isso seja possível, não é preciso tirar a espontaneidade da experiência como muitos pensam e sim saber se planejar.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de mochilão para você. Confira abaixo e anote tudo!

1. Faça um planejamento

Mochileiro que é mochileiro, seja de primeira viagem ou não, sabe bem que o planejamento é uma etapa primordial para a segurança, economia e muito menos estresse.

Prioridades

Nesse sentido, defina as suas prioridades para conseguir montar um orçamento que caiba dentro de suas possibilidades. Além disso, você pode revisar tudo e fazer cortes, para, assim, tornar a estimativa ainda mais econômica. Portanto, liste o que não vai abrir mão de forma alguma, como alimentação, dormir em quarto com banheiro etc.

Documentação

confira-dicas-para-mochileiro-iniciante

Por mais que muitos considerem a parte da documentação uma etapa chata, ela é fundamental e deve ser realizada com antecedência. Isso inclui averiguar os comprovantes obrigatórios em viagens internacionais, bem como outros de grande importância, como:

  • Passaporte;
  • Visto;
  • Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia;
  • Cédula de Identidade (RG), no caso dos países do Mercosul;
  • Seguro de viagem etc.

Ferramentas

É essencial acompanhar sites de viagens que fornecem dicas sobre destinos. Ademais, existem ferramentas que facilitam o planejamento do seu mochilão. Por exemplo:

  • Aplicativos que oferecem assistência na busca por hospedagem, como Airbnb e Booking.com;
  • O Duolingo, que ajuda de forma prática no ensino de outras línguas em passeios internacionais;
  • Ferramentas que auxiliam a encontrar estabelecimentos próximos a você, como farmácias, mercados, pontos de táxi etc. É o caso do AroundMe.

2. Tenha roteiros moderados e seguros

Especialmente se for a sua primeira experiência com mochilão, você deve ter calma e desacelerar um pouco a empolgação para conhecer o maior número de lugares possível. Dessa maneira, sua viagem pode sair mais cara, cansativa e com pouco aproveitamento.

Então, recomendamos que você passe, pelo menos, duas noites em cada cidade escolhida e, preferencialmente, monte o seu roteiro considerando bate-voltas a locais que podem ser visitados com pouco tempo.

Lembre-se que uma das principais vantagens de se viajar é conseguir aproveitar o momento. Assim, tenha em mente o preparo de um roteiro moderado – e seguro – que permite desfrutar de cada destino, ao invés de um com diferentes passeios realizados de maneira apressada.

confira-dicas-para-mochileiro-iniciante00

3. Leve somente o que seja útil

Se moderação é fundamental no mochilão, você também precisa aplicar isso no preparo da bagagem e levar consigo apenas o que for útil. Então, foque no necessário, como itens de higiene, eletrônicos, documentos, peças de roupa básicas etc. Afinal, carregar coisas demais pode causar problemas de locomoção e comprometer a viagem.

4. Prefira a noite para viajar

Fazer os deslocamentos durante a noite não costuma ser a escolha da maioria, o que torna essa opção mais econômica. Além disso, você passa o trajeto dormindo e nem perde muito tempo, que poderá ser usado para conhecer mais lugares.

Percebeu a importância do planejamento e da antecedência para conseguir tirar o melhor proveito do seu mochilão? Esperamos que essas dicas tenham sido vantajosas e que você faça um ótimo passeio!

Gostou do nosso post? Aproveite para assinar a nossa newsletter, assim, você receberá as nossas atualizações de conteúdos sobre viagem!

Você também pode se interessar por