Blog

Dia Mundial da Higienização das Mãos

O dia 05 de maio é considerado o Dia Mundial da Higienização das Mãos. E esse assunto nunca esteve tão em voga quanto agora, em que enfrentamos a pandemia da Covid-19. Uma boa higiene das mãos diminui drasticamente a transmissão da doença, mas não só da transmitida pelo Coronavírus. Lavar as mãos é medida preventiva de uma infinidade de doenças.

Leia também: Qual máscara usar durante uma viagem de ônibus?

Desafios

Segundo o site da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), o assunto ainda é um desafio, pois esbarra na falta de recursos e programas de conscientização, agravando a situação em países mais pobres, onde há precariedade de materiais, principalmente de água, até mesmo em ambientes hospitalares.

As infecções adquiridas na área de saúde afetam milhões de pacientes e profissionais de saúde em todo o mundo todos os anos. Quase 9 milhões são registradas todos os anos apenas na Europa.

Metade dessas infecções pode ser evitada com a implementação de práticas e programas eficazes, incluindo estratégias de melhoria da higienização das mãos. Essas estratégias também podem prevenir três em cada quatro mortes relacionadas à resistência antimicrobiana que ocorrem em unidades de saúde.

Investir em estratégias eficazes de prevenção e controle de infecções também pode gerar retornos financeiros significativos. A implementação de políticas de higienização das mãos pode gerar retornos econômicos – em média, 16 vezes o custo de sua implementação.

No entanto, os países e instalações em todo o mundo não têm oportunidades iguais para implantar os sistemas apropriados e as práticas corretas para evitar o sofrimento causado por essas infecções.

Segundos salvam vidas. Higienize suas mãos!

higienização das mãos
Divulgação da campanha global da OMS que visa conscientizar sobre a importância de higienizar as mãos.
Esse foi o slogan criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha de higienização das mãos desse ano. O intuito é sensibilizar a sociedade em geral para a correta higienização das mãos como forma de combater a diversas infecções, muitas delas letais. A iniciativa também tem foco em todos os profissionais que atuam na área da saúde, exaltando como uma medida considerada simples pode fazer muita diferença. Afinal, mãos limpas são sinal de saúde.

Como lavar as mãos corretamente

higiene das mãos
Lavar as mãos corretamente é ato de prevenção de inúmeras doenças, inclusive a Covid-19.
Manter as mãos higienizadas é uma das medidas fundamentais no combate à Covid-19, principalmente quando estamos em locais de circulação de pessoas. Carregar o álcool gel no bolso já se tornou comum a muitas pessoas.

Esse cuidado deve ser seguido, inclusive, quando se viaja de ônibus. Apesar das próprias viações terem adotado um protocolo de desinfecção muito potente, é importante que os passageiros também se mantenham alertas quanto ao risco de levar a contaminação para dentro do ônibus. Mas você sabe como fazer uma higienização das mãos de forma eficiente?

Veja abaixo a orientação dada pelo médio Drauzio Varella em sua página:

  1. Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia;
  2. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para ensaboar todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante);
  3. Ensaboe as palmas das mãos;
  4. Esfregue a palma da mão direita contra as costas da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos;
  5. Entrelace os dedos e friccione os espaços entre cada dedo;
  6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem;
  7. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice- versa), utilizando movimento circular;
  8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular;
  9. Esfregue o punho esquerdo com o auxílio da palma da mão direita (e vice- versa), utilizando movimento circular;
  10. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. Se precisar, use toalha de papel ou de outro tipo para abrir o registro;
  11. Seque as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. Toalhas de tecido podem ser usadas se você for a única pessoa a utilizá-la, mas ainda assim, lave-a a cada dois ou três dias.

Caso não tenha acesso a um local com água e sabonete, realize o procedimento utilizando álcool gel 70%.

Se todos fizerem a sua parte, podemos diminuir o risco de infecções e combater a transmissão do coronavírus de forma efetiva.

 

Você também pode se interessar por