Blog

Dia das Mães: sua mãe merece conhecer Buenos Aires

dia das mães em Buenos Aires

Mais um Dia das Mães se aproximando e a dúvida paira no ar: o que dar de presente para a mulher que nos ama incondicionalmente? Já foram perfumes, roupas, sapatos, flores, maquiagens, itens eletrônicos e de decoração: a lista é imensa! Por isso, que tal surpreendê-la dando um Dia das Mães em Buenos Aires?

Uma viagem é, além de uma ideia criativa, uma garantia de que a data será muito especial. Se o presente incluir você como companheiro(a) de viagem, então, a experiência vai ficar ainda mais marcante. Afinal, depois que os filhos crescem, poder aproveitar alguns dias juntos é sempre um motivo de comemoração.

Como se trata de alguém muito especial, sugerimos um destino internacional: conhecer a Argentina e sua capital, a cidade mundial do tango. Com muitos programas culturais, não é à toa que Buenos Aires é um dos destinos sul-americanos mais procurados por brasileiros. Então, acompanhe nossas dicas!

O coração de Buenos Aires

Na região central, é possível visitar alguns dos principais pontos a pé. Já deixe anotado para ir até a Plaza de Mayo, localizada no coração de Buenos Aires. A Plaza fica em frente à Casa Rosada, sede da presidência do país. Inclusive, é possível fazer visitas guiadas sem custos à Casa Rosada aos fins de semana, mediante agendamento prévio via internet.

dia das mães em Buenos Aires

Se você estiver na cidade em um fim de semana, também tem outro programa imperdível para fazer no domingo na região central: passear pela Feira de San Telmo, a mais famosa e tradicional de Buenos Aires. Cerca de 10 mil pessoas passam pela feira, que vai da Plaza de Mayo e segue por dez blocos em direção ao bairro.

Esse é um ótimo lugar para vocês comprarem lembranças do Dia das Mães em Buenos Aires. Lá, encontrarão souvenirs, pinturas, esculturas, antiguidades, bijuterias, livros, discos, artesanato e muito mais. Além disso, verão casais dançando tango no meio da rua enquanto vocês fazem compras.

A riqueza cultural

Sua mãe é apaixonada por livros e não dispensa algumas horinhas em uma livraria? Então, a El Ateneo é ponto indispensável da viagem! Ela foi considerada a livraria mais bonita do mundo pela National Geographic. Antigamente, o local era um teatro e sua estrutura arquitetônica foi mantida, o que garante o charme exclusivo do local.

dia das mães em Buenos Aires

Também marque no roteiro de viagem o Teatro Colón. Ele é a mais importante casa de ópera do país e um dos locais com melhor acústica do mundo. Se derem sorte, podem presenciar alguma apresentação de companhias sinfônicas famosas. De qualquer modo, existem visitas guiadas diariamente no Teatro.

Para conhecer a Argentina de verdade, também vale a pena visitar o Galerias Pacífico, um grande shopping center que já foi sede do Museu Nacional de Belas Artes e escritório de uma companhia ferroviária. O local é repleto de elegância com seus afrescos no teto e arquitetura francesa.

A Região Sul

Indo mais ao sul na capital portenha, vocês conhecerão um dos bairros mais humildes de Buenos Aires, mas cheio de charme: o La Boca. Ele é famosíssimo pelas casas e prédios coloridos, especialmente em sua rua mais emblemática, o Caminito. O local foi formado por imigrantes italianos e explode em cultura.

Ao andar entre as construções pintadas em verde, amarelo, azul, rosa e vermelho, os turistas veem inúmeros restaurantes e barracas de artesanato local. Os dançarinos de tango também marcam presença. Ah, aproveite para visitar o La Bombonera, o estádio do Boca Juniors, que fica no bairro.

Os belíssimos bairros de Recoleta e Palermo

Em contraste com o bairro de La Boca ficam Recoleta e Palermo, na área mais nobre de Buenos Aires. Visitar a região e não conhecer o Cemitério da Recoleta é praticamente impensável — ele é uma das atrações mais procuradas na Argentina, tanto pela beleza quanto por guardar o corpo da ilustre Evita Perón.

No mesmo bairro também está a famosa escultura Floralis Generica, do arquiteto Eduardo Catalano. A peça é toda em aço e é conhecida pelos movimentos das pétalas, que abrem e fecham. Por fim, o Rosedal de Palermo é um jardim estonteante e que merece a visita!

Os museus cheios de história

Se você e sua mãe querem conhecer a Argentina em sua perspectiva histórica e artística, não deixem de fazer um roteiro pelos museus de Buenos Aires. Entre os mais importantes estão o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e o Museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires (MALBA).

No primeiro, vocês terão acesso a um dos acervos mais impressionantes do mundo. Obras de Picasso, Monet, Van Gogh, Cándido López, Goya e outros estão permanentemente expostas no local. Se forem passar o Dia das Mães em Buenos Aires, boas notícias: o MNBA está em reformas e estará novo em folha no início de maio.

Já no acervo do MALBA, as obras modernas e contemporâneas marcam presença e também impressionam. Vocês verão trabalhos de Frida Kahlo, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, entre outros grandes nomes.

Se forem amantes do futebol, também não podem perder a oportunidade de visitar o Museu de la Pasión Boquense, dedicado ao Boca Juniors, além do Museu River. Este último é conhecido como a Casa do River Plate, guardando troféus, medalhas e outras relíquias do time.

O apaixonante tango

Outra dica de programa imperdível a se fazer em Buenos Aires com sua mãe é assistir a um show de tango. Na verdade, como já dissemos, é possível ver casais se apresentando ao céu aberto pelas ruas da capital portenha. Porém, assistir a uma superprodução vale cada centavo.

Por exemplo, as apresentações do Tango Porteño, um dos locais mais renomados quando se trata da romântica dança da capital da Argentina. Os espetáculos contam com corpo de bailarinos, trocas de figurino e cenário e muitos efeitos visuais, que enchem os olhos do público.

Além disso, já na entrada do teatro, é possível viajar pela história do tango e seus estilos. Você pode, inclusive, escolher entre apenas assistir ao espetáculo ou comprar também um jantar inesquecível no local. Esse é um programa clássico que deve ser incluído no seu roteiro.

O roteiro ideal

Nossa última dica se refere ao roteiro. Lembre-se de que a capital portenha é a segunda maior cidade da América do Sul — fica atrás apenas de São Paulo. Por isso, reserve pelo menos quatro dias para aproveitar o melhor que ela oferece.

Agora você pode estar se perguntando: dá para ir de ônibus do Brasil para conhecer a Argentina? Sim! As viações parcerias do Portal Rodoviariaonline disponibilizam linhas com destino a Buenos Aires saindo de cidades como Balneário Camboriú, Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Uruguaiana.

Essas são apenas algumas dicas para inspirar a montar seu roteiro de viagem para o Dia das Mães em Buenos Aires. Certamente, a capital portenha tem inúmeros passeios e programas que deixarão sua mãe muito feliz. Afinal, ela merece!

Gostou deste artigo? Antes de ir, siga nossa página no Facebook e acompanhe outras dicas para suas viagens!

Você também pode se interessar por