Blog

Buenos Aires: dicas para explorar o melhor da cidade

Uma capital às margens de um rio famoso, com estações do ano bem definidas, inúmeras atrações culturais e turísticas e uma gastronomia marcante. Essas são características de Buenos Aires, a capital argentina e uma das principais cidades da América Latina.

A proximidade do Brasil torna a viagem à Buenos Aires possível de ser realizada em poucos dias. Com roteiros bem planejados, dá para ter uma experiência proveitosa na cidade em um feriado ou até num fim de semana estendido. Com uma rica história cultural, chancelada pelos inúmeros museus espalhados pela cidade, a cosmopolita capital argentina oferece opções de passeios para viajantes solos, casais e famílias.

Leia também: Passagem de ônibus para Buenos Aires. De onde partir?

Uma cidade plural

Buenos Aires é a única metrópole da vizinha Argentina. Por isso, é o centro político, econômico e cultural do país. Às margens sul do Rio de La Plata, a cidade se acostumou a receber visitantes de todo o mundo, por conta da movimentação criada pelos navios cargueiros que atracavam no porto. No início do século XX, a região tornou-se o destino preferido de imigrantes europeus, principalmente espanhóis e italianos. Então, Buenos Aires sofreu muitas influências estrangeiras na sua cultura, arquitetura, culinária, traços que aos poucos foram incorporados ao estilo de vida. Tanto, que o seu ar cosmopolita lhe rendeu o título de “Paris Latino-americana”.

A cidade de Buenos Aires tem cerca de 3 milhões de habitantes, porém se considerarmos o entorno, chamado de “grande Buenos Aires”, esse número salta para 13 milhões, tornando a região o terceiro maior conglomerado urbano da América Latina. A cidade é destino certo para quem ama viagens culturalmente ricas, que gosta de comer bem e, claro, de dançar e assistir tango.

Contemporâneo x antigo

Passear por Buenos Aires é também viajar por estilos arquitetônicos variados. Prédios construídos séculos passados contrastam com os arranha-céus modernos em perfeita harmonia. No centro da cidade, um dos locais de visita obrigatória é a Casa Rosada, a sede da presidência da república, construída no século 19, cuja sacada já foi palco de inúmeros discursos de líderes populistas. Há no local um museu que expõe cerca de 10 mil itens icônicos de todos os presidentes argentinos. Aos sábados, há visitas guiadas gratuitas ao palácio, mas é preciso agendar com antecedência pela internet. Para informações sobre a visita, clique aqui.

buenos-aires
Casa Rosada, o palácio presidencial argentino. (Foto: depositphotos)

Feiras de rua

Uma das grandes vantagens de se viajar para Buenos Aires é a oportunidade de fazer muitos passeios divertidos sem gastar muito. A capital portenha realiza inúmeras feiras ao ar livre, sendo a maioria muito tradicionais. Como a Feira de San Telmo, que acontece todos os domingos no bairro de mesmo nome, que fica cerca de 10 quarteirões do centro da cidade. A variedade dos produtos é grande. Os feirantes vendem antiguidades, souvenires, roupas, artesanato, pinturas etc. No site oficial da Feira de San Telmo, é possível conhecer todo o mix de produtos vendidos lá, além de curiosidades históricas e agenda de eventos. Por ser muito popular, os preços são um pouco mais altos que outras feiras que acontecem na cidade.

Outra feira muito tradicional da cidade é a Feira da Recoleta, que acontece em frente ao cemitério da Recoleta, outro ponto turístico da cidade. Em meio a praça, mais de 100 artesãos oferecem produtos em couro, cerâmica, metais, madeira etc. A feira surgiu ainda nos anos 1970, quando um grupo de hippies decidiu ocupar o espaço para vender artesanato e a partir disso só cresceu. A feira acontece aos finais de semana e feriados.

Passeios de barco e city tour

Quer uma forma diferente de conhecer a cidade? Que tal um passeio de barco pelo Rio de La Plata? A capital argentina fica ainda mais bonita vista das embarcações. Só é preciso reservar com antecedência. Inclusive, algumas empresas que prestam esse serviço oferecem a opção de almoço, tornando a experiência ainda mais completa. Os barcos saem de Puerto Madero, a frustrada solução urbana que deu origem a uma famosa e bem sucedida região turística e gastronômica da cidade.

buenos-aires
A bela região de Puerto Madero é uma das preferidas dos turistas que visitam a cidade. (Foto: depositphotos)
Para os que preferem terra firme, uma boa opção para ter uma visão ampla da cidade e suas atrações é o city tour. Há quem ache essa opção algo para “pegar turistas” desavisados, mas não é. Dependendo do tempo de hospedagem em Buenos Aires, pegar o ônibus especializado para passear pelos principais pontos turísticos da cidade serve para escolher quais serão visitados com mais tempo. Além disso, o passeio pelas ruas da capital portenha revela a diversidade da cidade, os contrastes da arquitetura e torna possível observar o seu cotidiano.

La Bombonera

Para os fãs de futebol, conhecer La Bombonera, o mítico estádio do Boca Juniors, não pode ficar fora do roteiro por Buenos Aires. Afinal, a casa do Boca foi palco de talentos como Diego Maradona, astro do futebol argentino recentemente falecido. A relação passional entre torcida e time também é marcante.

buenos-aires
O estádio do Boca Juniors, onde Maradona marcou muitos gols pelo time. (Foto: depositphotos)
O nome oficial do estádio é, na verdade, uma homenagem ao ex-presidente do país Alberto José Armando. O apelido foi dado por conta do formato retangular da construção, que lembra uma caixa de bombons. É possível realizar visitas rápidas ao local, mas recomenda-se a visita guiada, que deve ser agendada com antecedência pelo site oficial. Mas também é possível comprar os ingressos diretamente na bilheteria da Bombonera. O passeio conta a história do clube e da construção do estádio, passa pelas arquibancadas, campo, vestiários e termina no Museo de La Pasion Boquense, onde é possível ver fotos históricas, troféus etc.

Atividades e locais fechados

Se você pretende visitar Buenos Aires em breve, não se esqueça de confirmar se as atrações estão funcionando, por conta da pandemia da Covid-19. Recentemente, a Argentina abriu as fronteiras para alguns países, inclusive o Brasil, mas alguns pontos turísticos e atividades continuam suspensas. Informe-se antes para aproveitar o máximo da sua viagem. E as passagens de ônibus, você já sabe: é só comprar pelo portal Rodoviariaonline. Pesquise as melhores opções e pague em até 12x sem juros!

Você também pode se interessar por