Blog

Curitiba e seus 322 anos!

Neste domingo, 29 de março, Curitiba, a capital paranaense, completa 322 anos desde sua fundação. A cidade, com seus quase 2 milhões de habitantes, é conhecida pela sua extensa área verde, distribuída por seus inúmeros parques, a qual lhe deu o título de capital ecológica.

Curitiba é, de fato, uma bela cidade, graças ao planejamento urbano feito para o seu crescimento. Visitar a cidade é um passeio encantador. Além de conhecer suas áreas verdes de lazer, fartas de araucárias (os pinheiros típicos da paisagem do Paraná), dos quais destacam-se o Jardim Botânico, Parque Barigui e o Parque Tanguá,  a dica é viver, por alguns dias, fazendo os programas típicos de um curitibano. Um deles é passear, na manhã de domingo, na famosa Feira do Largo da Ordem, que acontece no Centro Histórico da Cidade. Centenas de barracas oferecem extensa variedade de produtos, desde roupas, acessórios femininos, objetos de decoração, utensílios para cozinha até doces, temperos, chás e incensos. Estando lá, não deixe de tomar um caldo de cana e comer um ‘pierogui’, iguaria da culinária polonesa muito famosa na cidade.

Curitiba
Vista parcial da Feira do Largo da Ordem (Foto: Instituto Municipal de Turismo de Curitiba)
Ainda em se tratando de feiras, vale a pena visitar as famosas feiras de rua de Curitiba, que são inúmeras, e vendem frutas, verduras, legumes, queijos, pasteis, bolos, doces, e outras delícias. Vale a pena também procurar pelas Feiras Orgânicas e se deliciar com produtos frescos, vindos diretos dos produtores e o melhor: sem agrotóxicos.

‘Curitibano’ que se preza, também adora passar algumas horas tomando um chopp ou um café na boca maldita. Ponto de encontro localizado no calçadão da Rua XV, o local é democrático, onde cafés e lanchonetes dividem espaço com o comércio em geral. Se o tempo estiver bom, vale a caminhada pelo calçadão da Rua XV, saindo da boca maldita (praça General Osório) até chegar à Praça Santos Andrade, famosa por guardar, de um lado, o belíssimo prédio da Universidade Federal do Paraná e do outro, o tradicional Teatro Guaíra, sinônimo de cultura e arte da cidade.

Curitiba
O belo prédio da UFPR, localizado na praça Santos Andrade. (Foto: Zig Koch, SMCS)
Falando em arte e cultura, não podemos deixar de lado o Museu Oscar Niemeyer. Localizado no Centro Cívico, o MON é, hoje, o maior e mais importante museu da capital paranaense. Sua belíssima arquitetura, assinada pelo arquiteto que empresta o seu nome ao museu, chama atenção, principalmente, pelo prédio em formato de “Olho”, hoje um importante cartão postal da cidade.

Curitiba tem muito mais a oferecer para você e para sua família! Compre já suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline e descubra toda a magia da capital paranaense!

Para mais dicas e roteiros turísticos clique aqui.

Você também pode se interessar por