Blog

Comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente

O próximo domingo, dia 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, o dia tem como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação e conservação. Este ano, o tema abordado é a batalha contra o comércio ilegal de animais silvestres, e o país escolhido como sede é Angola.

O tráfico de animais silvestres é uma atividade lucrativa, que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo. O Brasil é um grande exportador ilegal de animais, devido sua diversidade, é um mercado muito visado pelos traficantes. De acordo com dados da Polícia Federal, cerca de 38 milhões de bichos são retirados de seu habitat natural ilegalmente e tratados como mercadoria valiosa. Um número assustador e que mostra o desrespeito pela natureza e seus habitantes naturais.

No dia 5 de junho, governos municipais de diversas cidades brasileiras, promoverão atividades ao ar livre com o foco principal na preservação do meio ambiente. O trabalho de conscientização é extremamente importante para que as pessoas entendam que a qualidade de vida no planeta depende do jeito como a natureza é tratada.

dia mundial do meio ambiente
O tema deste ano é o combate ao tráfico de animais silvestres. (Foto: Projeto Pro Animal)

Em Florianópolis, o evento organizado pela Polícia Ambiental e outras entidades apoiadoras vai acontecer no Parque Estadual do Rio Vermelho. Batizado de ‘Domingo no Parque’, a ação promoverá atividades como alongamento, yoga, zumba, aulas de kung-fu e capoeira, além de apresentações de grupos folclóricos da cidade. Também haverá a distribuição de mudas de mudas nativas, oficinas de reciclagem e atividades lúdicas que envolvem a preservação ambiental.

O evento será aberto oficialmente às 9h30 da manhã com a soltura de aves marinhas reabilitadas pela ONG R3 Animal, que há 16 anos atua salvando animais silvestres na capital catarinense e reinserindo-os na natureza.

Em Fortaleza/CE, o Dia Mundial do Meio Ambiente será lembrado com um passeio ciclístico na manhã de domingo, no parque do Cocó, e a tarde será reservada para oficinas de reciclagem, que farão produtos, como brinquedos infantis, a partir da reciclagem de garrafas PET.

Em Brasília, as comemorações têm início na sexta, dia 3. Durante todo o dia, diversas atividades ao ar livre serão realizadas no Parque Nacional de Brasília, como aulas de capoeira e trilhas ecológicas. À noite, no Museu da República, acontece o lançamento do 7º Circuito Tela Verde, um festival de curtas metragens, animações e documentários que divulgam e estimulam iniciativas em torno da educação ambiental. A mostra é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com outros órgãos federais.

Fique atento à programação do Dia Mundial do Meio Ambiente na sua cidade e participe das comemorações. Porém, não esqueça do mais importante: fazer a sua parte no seu dia a dia, praticando atitudes sustentáveis e conscientes, que contribuam para uma melhor conservação da natureza.

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por