Blog

Semana do Meio Ambiente agita o Rio de Janeiro

Dia 5 de Junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi escolhida pois foi neste dia, no ano de 1972, que aconteceu, em Estocolmo, a primeira conferência da Organização das Nações Unidas sobre o meio ambiente. Desde então, muitas atividades que tinham como ideia central o meio ambiente e a preservação da natureza, foram criadas em dezenas de países em redor do mundo. Este ano, o tema escolhido pela ONU foi “Conectando as pessoas à natureza”, que será comemorado mundo afora em mais de mil atividades oficiais. O objetivo da campanha deste ano é unir esforços, transformando iniciativas individuais em forças coletivas.

semana do meio ambiente
‘Conectando as pessoas à natureza’ é o tema da campanha do meio ambiente da ONU neste ano. (Foto: ONU Meio Ambiente)
No Brasil não vai ser diferente e uma agenda de eventos será cumprida ao longo da semana até o próximo domingo, dia 11 de junho. No Rio de Janeiro, inúmeras atividades que colocam o meio ambiente em destaque estão programadas. Na terça-feira, dia 6, acontece, no Museu do Amanhã, o simpósio “Ecos da Rio-92: 25 anos depois”. O encontro tem por objetivo discutir os desafios que ainda precisam ser superados e os reflexos da Rio-92, evento que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 e reuniu 117 chefes de estado engajados na melhoria do meio ambiente em âmbito mundial.  A abertura do simpósio contará com a presença de Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente.

No dia 7, haverá o lançamento da campanha da ONU chamada “Mares Limpos”, no AquaRio. O evento contará com a presença de representantes da ONU e outras personalidades que apoiam a ação, como os velejadoras Martine Grael e Kahena Kunzi. A Semana do Meio Ambiente no Rio de Janeiro será encerrada no fim de semana com a realização da Virada Sustentável. O movimento, que teve início em São Paulo e já aconteceu em outras cidades, como Manaus, Valinhos e Porto Alegre, tem por objetivo mobilizar as pessoas em torno da sustentabilidade. Por isso, inúmeras atividades como seminários, exposições, oficinas, bazares e atividades zen são realizadas gratuitamente em diversos pontos da cidade. A Virada Sustentável do Rio de Janeiro vai de sexta a domingo (de 9 a 11/06). Confira aqui a programação completa do evento.

Independente do local onde você mora, e por mais que sua cidade não tenha nenhuma atividade oficial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, ainda assim você pode participar abraçando o tema deste ano. Busque estar mais em contato com a natureza, faça atividades ao ar livre, visite parques e praças da sua cidade. Você também pode plantar mudas de árvores ou flores, criar uma horta comunitária ou organizar um mutirão de limpeza de algum espaço público que precisa ser mais preservado. Sua ação pode fazer a diferença na sua comunidade e a natureza agradece!

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por