Blog

22 de Setembro – Dia Mundial Sem Carro

A próxima semana começa com um movimento que está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo todo. Trata-se do Dia Mundial Sem Carro, data na qual o incentivo é para que as pessoas saiam para fazer suas atividades a pé, de bicicleta, ônibus, patins e até skate: vale tudo, só não vale tirar o carro da garagem.

22 de Setembro - Dia Mundial sem Carro
22 de Setembro – Dia Mundial sem Carro
A data foi criada na França, em 1997, e rapidamente a ideia pegou e ganhou adeptos em vários países europeus. Por lá, o movimento já se fortaleceu tanto que se tornou conhecido como a Semana Europeia da Mobilidade, onde se realizam diversas atividades ligadas ao tema.

No Brasil, o Dia Mundial Sem Carro teve entrada primeiramente na cidade de São Paulo, em 2003. Aos poucos, foi se popularizando, ganhando apoio e atualmente várias cidades brasileiras promovem atividades diferenciadas neste dia. Algumas, como a capital paulista, também estende a programação durante toda a semana. O objetivo principal é levar as pessoas a uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, seus impactos no meio ambiente, na saúde física e mental, além de mostrar que ‘há vida além do parabrisa’. A dependência do veículo é tão grande que às vezes as pessoas não se atentam que um trajeto pode ser feito mais rapidamente a pé do que de carro. Claro que também é uma data propícia para se discutir e cobrar políticas de mobilidade urbana e, aproveitando a proximidade das eleições, vale dar uma pesquisada sobre o que andam propondo os candidatos nessa esfera pública tão importante para a sociedade.

Como alternativa para fugir dos engarrafamentos e, ao mesmo tempo, praticar uma atividade física e ainda ajudar a preservar o meio ambiente, surge a ‘bike’. Hoje, os ciclistas lutam para garantir seu lugar no asfalto, dividindo e não disputando espaço nas vias com os automóveis. As primeiras conquistas já foram alcançadas e o número de cidades que destina uma pista exclusiva para as bicicletas é crescente.

Se você não tem uma bicicleta ou o percurso de casa ao trabalho é longo, experimente usar um meio de transporte público no Dia Mundial Sem Carro. Ou pratique a ‘carona solidária’, utilizando o seu veículo para transportar o número máximo de passageiros. Se cada um puder contribuir de alguma maneira, certamente o trânsito das cidades se tornará um ambiente mais tranquilo, seguro e de respeito mútuo.

O Portal Rodoviariaonline apoia esta ideia e incentiva que ela também seja praticada nos trajetos de longa distância. Na sua próxima viagem, faça diferente: deixe seu carro em casa e vá de ônibus. Escolha admirar a paisagem ou ler um livro a ter que se concentrar no tráfego.

Faça você também a sua parte e boa viagem!

(Por Renata Sklaski)