Blog

Uma viagem para Curitiba é sempre inesquecível

Não é à toa que Curitiba tornou-se um dos destinos mais procurados pelos turistas do Brasil e do mundo. A capital é sinônimo de dinamismo e cultura, e isto pode ser notado logo ao desembarcar na Terminal Rodoviário de Curitiba. Afinal, ela fica localizada bem em frente ao Mercado Municipal da cidade, onde é possível encontrar desde carnes e frutas até calçados e relógios.

A “Capital das Araucárias” possui mais de 1,5 milhão de habitantes e é dona do maior PIB da região Sul. Além disso, a cidade é considerada uma das melhores para se viver em todo o mundo. Seu IDH está entre os 5 maiores do Brasil e só tende a aumentar, já que Curitiba é uma das capitais com o menor índice de analfabetismo do país.

Passeio Público em Curitiba
Passeio Público em Curitiba

O que fazer em Curitiba?

A cidade conta com inúmeros pontos turísticos, que podem ser visitados com transporte público, que por sua eficiência e custo-benefício, tornou-se modelo para as demais cidades no Brasil.

Famosa por ser ecologicamente sustentável, a capital do Paraná possui mais de 20 parques para serem visitados. O Parque Barigui, localizado no bairro de Cascatinha, é o mais famoso e o mais frequentado deles. Lá, o turista encontrará muito verde, animais silvestres e quiosques, tudo perfeito para aqueles que desejam passar o dia todo se divertindo.

Já no parque Bosque João Paulo II, que fica no Centro Cívico, as atividades são um pouco diferentes. No Bosque do Papa, como é mais conhecido, os turistas podem fazer uma visita ao Memorial da Imigração Polonesa e conhecer uma parte da história da região, que assim como em todo Brasil, possui raízes nos mais diversos povos do mundo.

Outro lugar que não pode deixar de ser visitado é Museu Oscar Niemeyer (MON), que foi projetado pelo arquiteto e possui formato de um grande olho. O museu expõe obras de diversos artistas e conta com imagens de projetos do próprio Niemeyer.

Mas, quem vai a Curitiba, deve dar uma passadinha no Jardim Botânico da cidade. O lugar é um dos maiores pontos turísticos da capital e já virou até cartão postal. Belos jardins, muitas espécies de vegetais, araucárias, cerejeiras e a famosa estufa de 3 abóbadas dão tom e cor ao bairro que ganhou o nome do parque.

Isso tudo sem contar os grandes shoppings, cinemas, locais de prática de esportes e outras infinitas opções de lazer que a cidade oferece a seus visitantes.

Linha Turismo – passeio inesquecível por Curitiba

ônibus de Turismo de Curitiba
ônibus de Turismo de Curitiba

É muito difícil encontrar uma cidade que ofereça uma rota de turismo totalmente programável e que possua transporte especializado para tal finalidade, mas em Curitiba é diferente. A cidade conta com um projeto de ônibus especiais que circulam pelos maiores pontos turísticos de Curitiba.

O melhor está no fato de ser possível embarcar em qualquer um dos 24 pontos em que o ônibus passa, sem a necessidade de grandes filas e atrasos. O transporte circula a cada 30 minutos e percorre mais de 44 km em cerca de 2 horas. É um passeio pra ficar na história.

Entre os pontos visitados estão alguns dos mais famosos cartões postais da cidade. Por exemplo, o marco zero do passeio é a tradicional Praça Tiradentes, um lugar repleto de história e cultura. É lá que está construída a Basílica de Nossa Senhora da Luz, igreja histórica que foi restaurada recentemente.

Além disso, o projeto Linha Turismo percorre outros pontos de beleza incrível da cidade. A Rua das Flores, um dos pontos de parada do ônibus, é o principal centro comercial da cidade. Alí você vai encontrar dezenas de lojas com artesanatos, roupas e outros produtos de alta qualidade.

O último ponto do passeio é o Setor Histórico da cidade, uma região onde o passado e o presente se encontram. É lá que está o Relógio das Flores, a Fonte da Memória e várias igrejas antigas que ainda guardam detalhes e significados que ultrapassaram a barreira do tempo, e ainda se mostram vivos.

Não deixe de visitar esse incrível projeto turístico da região, e de se encantar com a beleza da cidade de Curitiba.

Passeio pelo Parque Tanguá

ônibus de Turismo de Curitiba
Ônibus de Turismo de Curitiba

Curitiba é uma cidade cercada por natureza, uma das provas disso é o grande Parque Tanguá. A área de natureza preservada está localizada exatamente entre a cidade de Curitiba e a região de Almirante Tamandaré. O Parque ocupa a área de uma antiga pedreira desativada da região, e está bem à margem do famoso Rio Barigui.

A área abriga uma grande variedade de fauna e flora típicas da região, além disso o visitante pode ainda conhecer o Lago com cascata, uma queda d’água de 65 metros de altura, que encanta pela beleza natural.

Dentro do Parque Tanguá, o jardim Poty Lazzarotto hospeda várias obras de famoso artista regional que possui o mesmo nome. O nome Tanguá vem do Tupi e tem o significado de “Baia das Conchas”.

O visitante pode conhecer o parque facilmente pegando a linha de Ônibus Laranja que faz o roteiro Santa Felicidade – Santa Cândida. A Linha Turismo também oferece transporte para o Parque Tanguá.

Então, agora que você já sabe de todas as vantagens que vai encontrar na capital do Paraná, entre agora na nossa página da Rodoviária Curitiba e compre pela internet sua passagem, com toda comodidade e segurança, direto para Curitiba.