Blog

Mercado: Turismo religioso!

Todo fim de ano é a mesma coisa: cada um prepara a sua lista de promessas a cumprir no ano que está por vir. Parar de fumar, praticar algum esporte ou atividade física, cuidar mais da alimentação e das finanças, terminar aquele curso (quase infinito) de inglês, arranjar mais tempo para a família, viajar mais… a lista é imensa, e garanto que você já anda pensando nela. Só não vale ‘reciclar’ a listinha, aquela que está esquecida na gaveta, desde dezembro de 2013… convenhamos: esta já deve estar toda cumprida!

Para muita gente, isto não passa de uma brincadeira. Porém, há muitas pessoas que fazem promessas, durante o ano todo, e levam este assunto a sério, pois promessa é dívida. Tanto, que são responsáveis em movimentar um setor em crescimento no Brasil: o turismo religioso. Segundo dados do Ministério do Turismo, a cada ano, mais de 8 milhões de pessoas fazem turismo movido pela fé a destinos religiosos nacionais, o que representa quase 4% das viagens domésticas do país. Basicamente, o grupo de ‘turistas da Fé’ se divide entre os que estão em busca de alguma graça e os que estão retornando para agradecer e pagar alguma promessa feita.

Os destinos religiosos brasileiros são inúmeros, muitos conhecidos mundialmente, pois suas festas e peregrinações arrastam multidões e são destaque na mídia. Juazeiro do Norte, no Ceará, por exemplo, é responsável por atrais cerca de 2,5 milhões de pessoas por ano, especialmente no mês de novembro, dada a importância de Padre Cícero, mas conhecido como “Padim Ciço”. Entre as principais atrações de Juazeiro – a segunda maior cidade do Ceará – está a estátudo do Padre, com 27 metros de altura, além da Matriz de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade, e o Memorial de Padre Cícero, que guarda objetos pessoais e fotografias do religioso.

Estátua de Padre Cícero, um dos pontos principais do turismo movido pela fé
Estátua de Padre Cícero, com 27 metros de altura. (Foto: Wikipedia)

A cidade de Aparecida, localizada no Estado de São Paulo, é o principal centro de peregrinação da América Latina. A Catedral-Basílica é o terceiro maior templo católico do mundo, acomoda até 75 mil fiéis. Apesar de receber peregrinos o ano todo, a cidade que homenageia a Padroeira do Brasil é mais visitada em outubro, mês em que se comemora o seu dia. O local dispõe de estrutura para atender a demanda de fiéis: ambulatórios, berçário, sala de refeições, sala de promessas e capelas são alguns dos espaços que compõe o Santuário.

Basílica de Nossa Senhora Aparecida, principal ponto turístico do turismo religioso
Vista de frente da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida (Foto: Wikipedia)

Outra festividade tradicional do calendário religioso é do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que acontece todos os anos em Belém, Pará. Tradição que se repete há mais de dois séculos, reúne, até hoje, cerca de dois milhões de romeiros, que seguem em procissões pelas ruas da capital paraense. A data é tão importante na cidade que é considerada o Natal dos que lá moram.

No Estado de Santa Catarina, há 75 quilômetros da capital Florianópolis, está localizada a bela cidade de Nova Trento. E é dentro de um parque ecológico, rodeado por belas paisagens da região, que está situado o Santuário Santa Paulina. Este é o lugar perfeito para quem quer orar, agradecer e integrar-se à natureza, passeando pelas trilhas ecológicas que rodeiam o Santuário. A arquitetura do Santuário também impressiona e completa a magia do local.

Se você gostou das dicas de turismo religioso do Portal Rodoviariaonline já pode inclui-los na sua lista de objetivos de 2015. Inspire-se pela Fé e coloque o pé na estrada!

(Por Renata Sklaski)