Blog

Dia da Música – festival acontece em várias cidades no mesmo dia

Um festival em rede. Essa é a melhor definição para o Dia da Música, evento que acontece no próximo sábado, dia 24 de junho, em diversas cidades brasileiras. Inspirado no Fête de La Musique, festival que acontece na França há mais de três décadas e que se espalhou por mais de 700 cidades de todo o mundo, o Dia da Música celebra a sua terceira edição brasileira neste ano de 2017. No ano passado, o evento aconteceu em 37 cidades brasileiras e promoveu cerca de 340 shows em 90 palcos distintos.

Em 2017, os números já cresceram: serão 51 cidades participantes localizadas em 22 estados, onde serão realizados 449 shows em 98 palcos diferentes. O Dia da Música, além de festival, também é um concurso cultural que premia artistas que ainda não são tão conhecidos do grande público mas que apresentam um repertório próprio que agrade. Para participar do evento, é necessário que o artista ou banda se inscreva com antecedência no site oficial do evento. Porém os artistas a tocar nos palcos do Dia da Música em São Paulo e no Rio de Janeiro são selecionados por um conselho curador, formado por profissionais da área cultural. Os selecionados recebem uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500,00 para fazer o show.

Em São Paulo, por exemplo, o festival vai promover mais de 100 shows em palcos espalhados pela cidade, onde o destaque será para o rock alternativo paulistano. No Rio de Janeiro, serão mais de 70 atrações a se apresentarem. As bandas escolhidas pelo conselho curador do festival tocarão no palco montado na Praça Luís de Camões, a partir das 14 horas.

Para saber mais sobre o Dia da Música 2017 e descobrir se a sua cidade também participará deste grande evento, acesse o site oficial.

(Por Renata Sklaski)