Blog

A pluralidade do carnaval de Pernambuco

Não há outro lugar com tamanha diversidade de ritmos durante o Carnaval que Pernambuco. Aliás, é de lá que se tem os registros mais antigos das comemorações da festa pagã no Brasil. É por toda a tradição – e também por suas belezas naturais – que o Estado pernambucano é o terceiro destino brasileiro mais procurado pelos foliões.

A estimativa do Ministério do Turismo é que 871 mil pessoas visitem o Estado, concentrando-se, além de Recife, capital, nas regiões de Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Porto de Galinhas. O impacto econômico gerado pelos turistas pode ultrapassar os R$ 850 milhões.

Na capital pernambucana, o pontapé oficial do Carnaval é dado pelo Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo. Como todo ano, o bloco inicia a festa na manhã de sábado, pelas ruas do bairro São José, um dos mais centrais da cidade. No carnaval de 2014, cerca de 2,4 milhões de pessoas dançaram, pularam e se divertiram no bloco. Este ano, a expectativa não é diferente.

Em Olinda, a abertura oficial do carnaval aconteceu nesta quinta-feira e contou com autoridades locais. Este ano, entre os vários homenageados da festa, está o escritor Ariano Suassuna, falecido no ano passado.

carnaval pernambuco
Fotos: Passarinho/Pref.Olinda, Chico Atanásio Pref.Olinda
O carnaval de Olinda preserva as tradições dos primórdios da festa pagã nordestina. Famosa por seus bonecos gigantes, é pelas ruas da Cidade Alta que desfilam clubes de frevo, maracatus, caboclinhos, afoxés, relembrando a miscigenação das culturas dos povos que formaram nosso país. Os bonecos gigantes, conta a história, são herança da colonização europeia, e acompanhavam as procissões religiosas em meados do século XV. O mais conhecido deles é o Homem da Meia-Noite, que desde a década de 30 inicia, às zero horas de sábado, uma das comemorações carnavalescas mais tradicionais do Brasil!

Para saber mais da programação completa do carnaval pernambucano clique aqui

Você também pode se interessar por