Blog

Páscoa 2021: ideias para aproveitar o feriado

A Páscoa, em 2021, será comemorada no dia 4 de abril. Historicamente, o feriado de 3 dias (sexta-feira santa, sábado de aleluia e domingo de Páscoa) movimenta milhares de pessoas pelo país. A maioria delas se desloca para ver a família, já que essa data comemorativa só fica atrás do Natal em termos de reuniões familiares.

Porém, esse ano ainda será diferente. Com o agravamento da crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19, a esperança que havia em retornar à “vida normal” foi enfraquecida. Até que a vacinação em massa surta algum efeito, veremos muitas cidades com restrições na circulação de pessoas em espaços públicos e privados.

Turismo em 2020

Segundo dados divulgados pela Fecomércio-SP, o setor sofreu uma queda de 33,3% no faturamento acumulado entre janeiro e agosto de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019. O resultado negativo foi puxado, principalmente, pelas linhas aéreas (68,8% de diminuição) e também pelo ramo hoteleiro e de alimentação (43,2% de retração). O transporte terrestre, segundo o levantamento, representou queda acumulada de 12,9%. Mas, na prática, o impacto negativo foi bem maior, já que durante os períodos mais críticos as viações circularam com apenas 10% de suas frotas.

Protocolos sanitários nos deslocamentos

Como medida de prevenção e combate ao coronavírus, empresas de ônibus de todo o Brasil adotaram práticas de higiene e limpeza para manter a segurança durante os trechos. Assim, tanto passageiros quanto colaboradores são resguardados. Porém é preciso que também façam a sua parte.

viagem-onibus-covid-19
Limpeza das cabines é uma das medidas de combate ao coronavírus. Foto: Divulgação Viação Garcia.
Práticas como aferição de temperatura, dispensers com álcool gel, redução da lotação máxima, desinfecção das cabines com ozônio e outros produtos e a obrigatoriedade do uso da máscara foram adotadas desde o início do período pandêmico, no passado. A crise também fez com que as fabricantes de cabines alterassem o layout interno, provocando mudanças na disposição das poltronas, para que os passageiros consigam manter a distância de 1,5m recomendada.

Leia também: Pandemia e viagem de ônibus – medidas de segurança e higiene

Criatividade para aproveitar a Páscoa

E se o cenário atual não é muito propício para viagens de turismo, o jeito é usar a imaginação para aproveitar a folga da melhor forma possível. Para incentivar as pessoas a manterem o distanciamento social, há muitos portais oferecendo cursos gratuitos, dos mais diversos assuntos, inclusive ligados ao turismo. No site do Ministério do Turismo, há vários cursos disponíveis, voltados para o aprimoramento dos profissionais que atuam no setor.

Que tal aproveitar a Sexta-Feira Santa para testar aquela receita com peixe que há tempos aguarda para ser elaborada? Ou então preparar para fazer uma sobremesa especial para o almoço de domingo, que terá sucesso garantido entre a família? O site Panelinha, da Rita Lobo, reúne receitas deliciosas com dicas especiais que fazem a diferença no resultado.

Para distrair as crianças, que tal criar uma caça aos ovos de chocolate? Ou então um quiz com perguntas sobre o significado religioso da Páscoa? Para reunir a família, mesmo à distância, organize chamadas por vídeo, que podem ser feitas, inclusive durante a refeição.

E se a opção for viajar, busque pousadas e hotéis que estejam operando com a lotação reduzida pela metade. É possível que muitas áreas em comum estejam fechadas, como bares e piscinas, então aproveite para descansar e colocar a leitura em dia, por exemplo.

Precisamos fazer a nossa parte no combate à pandemia, para que as viagens voltem ao nosso roteiro normal de vida. Afinal, viajar é o que torna tudo mais colorido e divertido.

Você também pode se interessar por