Blog

O que levar para acampar? Confira 15 itens que não podem faltar!

Muitas pessoas consideram o acampamento como uma das melhores experiências de vida. Quem discorda pode não ter feito um checklist com todos os itens necessários para a aventura, tendo sua experiência comprometida. Ou seja, se estiver planejando esse tipo de passeio, é fundamental saber o que levar para acampar. Caso contrário, as chances de você passar perrengue são altas.

Afinal de contas, o acampamento exige que você se desloque para um lugar isolado. Então, é necessário garantir que não sinta falta de nada durante esse tempo. Isso se torna uma recomendação ainda mais essencial quando a aventura envolve crianças, que normalmente, tem necessidades e cuidados específicos.

Assim, não se preocupe. Estamos aqui justamente para ajudar você a ter uma ótima experiência e saber exatamente o que levar para acampar. Confira!

o-que-levar-para-acampar-confira-itens-que nao-podem-faltar

O que levar para acampar?

Quer saber quais são os itens indispensáveis para esse tipo de passeio? Confira abaixo e faça o checklist!

1. Barraca

Independentemente da época do ano, a recomendação é que a sua barraca seja impermeável, o que dispensaria o uso da lona por cima, e que tenha duas entradas de ar para ficar mais fresco na parte interior.

Além do mais, se você for caminhar bastante até chegar no local do acompanhamento, opte por barracas mais leves. Caso contrário, se for acampar perto do carro e até passar vários dias em um festival, pode ser uma maior.

2. Isolante térmico

Para dormir de forma mais aconchegante, o isolante térmico ajuda a manter a temperatura do corpo longe do chão frio. Porém, se você quiser uma regalia a mais, também há a opção de contar com um colchão inflável, especialmente se tiver mais espaço em sua mochila.

3. Saco de dormir

O saco de dormir pode ser um investimento com ótimo custo-benefício porque, além de ser usado em acampamentos, é útil em viagens de ônibus, avião e até em hostel. Ainda assim, sempre há a opção de contar apenas com uma manta.

4. Lanterna ou Headlamp

O headlamp, traduzido para o português, é lanterna de cabeça. Esse é um objeto muito mais prático durante as caminhadas e até enquanto você cozinha no camping durante a noite, por permitir que as mãos fiquem livres ao prender a lanterna em volta da cabeça com um elástico. Em todo caso, as lanternas comuns também podem ser úteis.

Não se esqueça de sempre contar com pilhas extras, preferencialmente as recarregáveis, que produzem menos impacto ao meio ambiente.

5. Itens para filtrar água

Se o seu acampamento for bem raiz e o acesso à fonte de água será diretamente da natureza, é importante contar com alguns itens para filtragem, que são vendidos em lojas especializadas. É o caso do filtro manual, da pastilha de cloro, do cloros em gotas (água sanitária) etc.

6. Papel higiênico, álcool em gel e pazinha

É possível que até em campings com estrutura falte papel higiênico, especialmente se forem muitas pessoas acampar de uma vez só. Então, recomendamos que faça um rolinho menor com o papel que tenha em casa e leve-o com você.

O álcool em gel e a pazinha servem para o caso de faltar água e locais apropriados para realizar as necessidades fisiológicas.

7. Sacola para lixo

Não dá para fazer um passeio na natureza — e até em qualquer outro lugar — e dispensar os cuidados com o meio ambiente. Assim, lembre-se de levar sacolinhas de mercado ou saco de lixo para não deixar por lá nada que você levou. Isso se torna ainda mais importante se a a sua experiência for em grupo, que costuma produzir mais lixo.

o-que-levar-para-acampar-confira-itens-que nao-podem-faltar

8. Remédios e kit primeiros socorros

Especialmente se o seu tipo de acampamento for selvagem ou sem estrutura, levar remédios e kit primeiros socorros se torna ainda mais indispensável. Então, não se esqueça de incluir soro fisiológico, algodão, ataduras, gazes, pomada para queimaduras, band-aid etc.

Em relação a remédios, priorize Paracetamol, Cetirizina ou Ibuprofeno, que servem para diversos problemas. Além disso, não esqueça de acrescentar os que você já usa habitualmente, se for o caso.

9. Lona

Conforme mencionado, se possível, é importante que você leve uma barraca impermeável para o acampamento. Em todo caso, as lonas tradicionais, vendidas em casas de embalagem, são boas para colocar embaixo da barraca e evitar que infiltre água, caso chova.

A dica é que esse item fique um pouco menor que a base da barraca para evitar que haja empoçamento.

10. Sabão e cordinha para varal

Se o seu acampamento for mais longo, é importante levar sabão — preferencialmente o branco — para lavar as roupas, além de cordinha para varal. Assim, você mantem as suas roupas limpas e evita levar muitas peças durante o acampamento, o que pode ser pouco prático.

11. Algo para armazenar água

Em alguns lugares de acampamento, a fonte de água fica em locais muito expostos. Então, se você fizer parte do grupo dos mais tímidos, é importante lembrar de levar um recipiente, como uma garrafa, para armazenar água. Isso pode ser útil para cozinhar e lavar os pratos com maior praticidade.

12. Lençol com elástico

Apesar do volume, contar com lençóis de elástico deixa o descanso muito mais confortável e pode ficar em volta dos isolantes para evitar que a pele toque no tecido.

13. Fronha

Do mesmo modo, as fronhas podem tornar a sua experiência no acampamento mais aconchegante. Além disso, elas também podem servir como um saquinho para você colocar as roupas limpas ou sujas e otimizar o espaço na mochila.

14. Caixinha de som

Contar com uma caixinha de som para curtir a natureza durante o acampamento também não pode ficar de fora da lista de itens indispensáveis, já que isso pode tornar sua experiência ainda mais inesquecível.

15. Rede

As redes, preferencialmente de nylon, por contarem com um material mais leve e poderem ser penduradas em praticamente qualquer lugar, também podem tornar a viagem mais aconchegante.

Com essa lista sobre o que levar para acampar, é possível que você tenha uma experiência satisfatória ao garantir um maior conforto com esses itens necessários para cozinhar, caminhar, cuidar da higiene pessoal etc. Ao lembrar de tudo isso, dificilmente você passará por perrengues durante o passeio.

Então, gostou do nosso post? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar seus colegas a não passarem perrengue durante o acampamento!

Você também pode se interessar por