Blog

O que conhecer em Montevidéu: 4 atrações imperdíveis

Você sabia que a capital do Uruguai já foi a cidade mais bem desenvolvida da América Latina e considerada “europeia”? Por ser um destino praticamente vizinho dos brasileiros, e ainda uma opção barata e acessível — é possível chegar lá até de ônibus —, vale muito a pena pesquisar sobre o que conhecer em Montevidéu.

Apesar de os países queridinhos dos brasileiros na América Latina ainda serem Argentina e Chile, você precisa descobrir mais sobre o charme de um destino antigo, com ar interiorano e uma vida calma na beira do Rio Prata. Todas essas e outras particularidades tornam a cidade uruguaia ainda mais instigante.

Quer embarcar nessa jornada conosco? Continue a leitura e saiba o que conhecer em Montevidéu e o que fazer na capital do Uruguai!

1. Ir à Plaza Independencia

o que conhecer em montevidéu

A Praça da Independência é o coração e principal cartão-postal da cidade, localizada no fim da Avenida 18 de Julio, na Ciudad Vieja. A praça é toda quadrangular e abriga a estátua de um dos mais importantes líderes do Uruguai e responsável por lutar contra o império espanhol: José Artigas.

Além do mais, a Praça também comporta uma grandiosa construção da época da Ditadura Militar, que fica embaixo da estátua de José Artigas: um mausoléu com os restos mortais do líder. Toda a entrada é livre, e os visitantes ainda podem conhecer alguns prédios históricos do Uruguai, como o Teatro Solís e o Palácio Salvo.

2. Conhecer o Mercado del Puerto

o que conhecer em montevidéu

No centro histórico, entre as ruas Piedras e Perez Castellano, você encontra o Mercado del Puerto e pode conhecer de perto o melhor da culinária uruguaia. É possível chegar facilmente ao local indo a pé da Plaza Independencia ou ao percorrer a Peatonal Sarandí.

O local conta com a mesma estrutura de metal da época de sua construção, em 1868. A princípio, o seu objetivo era abrigar feirantes do gênero alimentício, mas, com o tempo, o perfil do mercado mudou. Hoje, ele se consagra como um ponto turístico gastronômico e reúne dezenas de restaurantes.

3. Visitar a Peatonal Sarandí

A Peatonal Sarandí é a principal rua de pedestres de Montevidéu, inclusive um dos caminhos para se chegar ao Mercado del Puerto. Ela tem início na Plaza Independencia e término próximo à beira-mar, na rambla. Claro que percorrê-la toda ou não é uma opção sua. Nossa recomendação é que você faça uma parada para visitar a Catedral de Montevidéu.

Ao longo do caminho, você conta com inúmeras opções de lembrancinhas e artesanatos para trazer ao Brasil, além de sebos, padarias, lojas, restaurantes e galerias de arte.

4. Ir à Catedral de Montevidéu

Se você é religioso ou não, conhecer a Catedral de Montevidéu é uma das paradas obrigatórias dos viajantes, já que se trata da mais importante igreja católica do país. Lá, ocorreu o primeiro juramento do Uruguai pós-liberto, e foi abençoada a primeira bandeira do país.

Como vimos, independentemente de gostar de história, culinária local, religião ou o que quer que seja, a capital do Uruguai oferece inúmeras opções de turismo para você.

Agora que você já sabe o que conhecer em Montevidéu, siga-nos nas redes sociais e continue tendo acesso a conteúdos como este. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Você também pode se interessar por