Desde ontem, que foi Domingo de Ramos (para os católicos, onde comemoram a entrada de Cristo na cidade de Jerusalém), iniciaram as celebrações da Semana Santa, que antecede o Domingo de Páscoa. A motivação religiosa movimenta o turismo nas cidades que abrigam grandes templos e santuários religiosos, que durante a semana realizam diversos eventos, como procissões e celebrações que lembram os últimos dias de vida de Jesus Cristo até a morte na cruz e a ressurreição.
Em Aparecida do Norte, São Paulo, cidade onde está localizado o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, a expectativa é que pelo menos 150 mil fiéis transitem por lá na ocasião, ocupando os hotéis da região e movimentando o comércio local. A programação do santuário inclui missas, consagrações, encenação e celebração da Paixão de Cristo, além da vigília pascal.
Outra cidade que mantém viva a tradição das celebrações católicas da Semana Santa é Paraty, Rio de Janeiro. Apesar de não abrigar nenhum grande templo religioso, Paraty guarda verdadeiras relíquias da arte sacra, imagens e peças com mais de três séculos de existência. Por sua relevância, as peças encontram-se sob a tutela do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – e só são tiradas do cofre do Museu de Arte Sacra de Paraty para estas comemorações.
Um dos principais ritos realizados na Semana Santa de Paraty é a Procissão do Fogaréu. Realizada à meia noite de quinta-feira, a procissão simboliza a prisão de Cristo. Nela, os fiéis caminham pelas ruas de pedras do centro histórico com os postes de luz totalmente apagados. O que ilumina são as tochas acesas que carregam ao som incessante de matracas (instrumento musical de madeira) que substitui os sinos, que voltam a tocar apenas no Domingo de Páscoa.
Os restaurantes de Paraty acompanham o clima da Semana Santa e criam cardápios especiais, que incluem moquecas de peixe e camarão, além de pratos que têm como estrela o bacalhau, peixe tipicamente consumido na Sexta-Feira Santa.
Se, independente do destino, você já está se preparando para viajar no feriado de Páscoa, e já comprou suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline, não esqueça de levar seu voucher e chegar à rodoviária com, pelo menos, uma hora de antecedência.
Desejamos a todos uma Feliz Páscoa!
(Por Renata Sklaski)