Blog

Vai viajar sozinha? Confira aqui algumas dicas importantes

É fato: as mulheres estão cada vez mais independentes. Seja do ponto de vista emocional ou financeiro, hoje as mulheres se sentem mais livres e seguras para fazer o que quiserem e viverem do modo que as deixam mais felizes e realizadas, o que se traduz facilmente pela expressão do momento: empoderamento feminino.

E o empoderamento deixou mais vivo o desejo feminino de viajar sozinha. Segundo pesquisa realizada pela plataforma Booking.com, oito em cada dez brasileiras planejam viajar afirmaram que pretendiam sozinhas, de forma mais simples. Por isso, resolvemos escrever algumas dicas para tornar a viagem ‘solo’ uma experiência única, com a segurança e a tranquilidade merecidas!

mulher viagem sozinha

Comece com trajetos curtos

Se esta é sua primeira viagem solo – mas a primeira de muitas – comece optando por destinos próximos, até mesmo já conhecidos, nos quais se sente mais segura em estar. Opte por chegar e deixar o destino em horários diurnos, pois há sempre mais pessoas circulando pelas ruas, o que aumenta a segurança e a capacidade de localização, caso preciso de informações de moradores locais.

A viagem começa muito antes do embarque

Se você quer ter mais chances de aproveitar bem sua viagem, a palavra-chave é pesquisar. Pesquise sobre a cidade que visitará, pesquise sobre os locais que deseja visitar, pesquise sobre o local que ficará hospedada e seu entorno, pesquise se há facilidade de transporte perto e como deseja se locomover, pesquise, pesquise, pesquise… a internet está aí para ser usufruída! E, se possível, tenha sempre um plano B. Por exemplo, se chegar no hotel ou pousada onde fez a reserva e não gostar do ambiente ou se for muito diferente das fotos apresentadas pela internet, tenha como plano B outro hotel ou pousada que também gostou.

Divida o seu roteiro com alguém

Após definir os passeios a serem feitos durante a viagem, é importante deixar alguém avisado sobre o itinerário que montou para você. Seja com um amigo ou um familiar, deixe informações básicas como nome e telefone do hotel, passeios a serem vistos, horários de voos ou trajetos de ônibus. Também lembre-se de manter contato periódico.

Não faça o perfil ‘turista’

Os turistas são alvos fáceis de assaltantes por estarem sempre distraídos ou até mesmo perdidos, tentando se localizar. E se você é mulher, tenha certeza que se torna um alvo mais fácil ainda, por ser considerada mais frágil. Então, ao sair do hotel para algum passeio sozinha pela cidade, saiba onde está indo, verifique o percurso até o local antes de sair e ande de forma confiante, como quem sabe onde vai.

Leve apenas o básico para o passeio, mantenha sempre a bolsa protegida, perto dos seus olhos. Caso se perca no caminho, não fique parada na rua tentando se localizar, entre em algum estabelecimento comercial que esteja próximo, onde possa checar o mapa na internet ou pedir alguma informação.

Optar por fazer passeios em grupo aumenta a sua segurança, sem contar que pode fazer boas amizades e vai sempre ter alguém por perto para reportar algum perigo ou tirar aquela foto bacana, sem medo que a pessoa vá desaparecer com sua câmera ou celular.

mulher viagem sozinha

Cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas

Se for sair à noite para jantar ou para dançar, mesmo em um grupo de pessoas, nunca perca o seu copo de vista. Não aceite bebidas de estranhos e muito menos exagere no consumo das bebidas alcoólicas, que lhe deixam com menos reflexo e, por isso, mais suscetível a abusos e roubos. Mulher que se preza e deseja viajar sozinha deve manter sempre sua capacidade de cuidar de si mesma.

Segurança digital

Evite acessar contas de banco e até de e-mails conectada a redes públicas ou compartilhadas de internet, onde a segurança é menor. Se o fizer, certifique-se sempre de se desconectar após o uso, para evitar o risco de ter a conta ou cartão de crédito hackeados. Uma dor de cabeça desnecessária.

Tomando certos cuidados, suas viagens solos serão mais prazerosas, seguras e além de conhecer um destino e culturas diferentes, você será capaz de se conhecer ainda mais!

E aí, ficou com vontade de viajar sozinha e curtir uma aventura? Então corre na Rodoviariaonline e garanta sua viagem.

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por