Blog

Gosta de comida de boteco?

Sexta-feira chegou e o encontro para um happy hour ou a saída com os amigos no fim de semana pede uma comida de boteco para beliscar. Não à toa que empresários investem cada vez mais em diferenciais em aperitivos para seus estabelecimentos. E para avaliar como está a criatividade gastronômica pelo Brasil, acontece até 15 de maio o concurso “Comida di Buteco”.

O petisco de boteco vai muito além da porção de batatas fritas e aipim com bacon. E mesmo os pratos tradicionais têm suas peculiaridades que atraem um público fiel em busca de sabores diferenciados e marcantes. Por isso, o concurso foi criado para valorizar esse tipo de culinária e eleger o melhor ‘tira gosto’ de cada cidade. A condição para participar é que os botecos devem criar receitas de petiscos que não estejam nos cardápios tradicionais, ao preço máximo de R$ 25,90.

O concurso, que busca valorizar cada vez mais a cozinha de raiz, foi idealizado em Belo Horizonte, em 1999, e hoje, na 17ª edição, expandiu seu alcance e já conta com botecos de mais 19 cidades participando simultaneamente, são elas: Belém, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiiz de Fora, Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São Paulo, Uberlândia e Valo do Aço.

Uma das comidas de boteco concorrente no Rio de Janeiro: bolinhos de abóbora com carne seca e mussarela, empanado com farinha de rosca e parmesão. (fonte: site oficial do evento)
Uma das comidas de boteco concorrente no Rio de Janeiro: bolinhos de abóbora com carne seca e mussarela, empanado com farinha de rosca e parmesão. (Foto: site oficial do concurso)
Como acontece o concurso
Os clientes que provarem o petisco no bar e quiserem participar, recebem uma cédula de votação e tem que dar sua avaliação ainda no local. Além dos consumidores, jurados selecionados também provarão as criações. Com isso, o peso dos votos de cada um é de 50%. Além do tira-gosto, a qualidade do atendimento, a higiene do local e a temperatura da bebida também são avaliadas.

Em 2015, por exemplo, 500 botecos de 20 cidades passaram por avaliação, com 350 mil petiscos vendidos e 430 mil votos computados. A novidade para este ano é que, após conhecermos os campeões de cada cidade, um júri extra visitará todos os estabelecimentos e elegerá o “Melhor Buteco do Brasil”. 

comida di buteco
Um dos petiscos concorrente em Curitiba: sonho salgado recheado com bolinho de carne, servido com geleia de pimenta de amora e manteiga de banana. (Foto: site oficial do concurso)
Se você vai viajar para alguma das cidade participantes, compre sua passagem de ônibus pelo Rodoviariaonline e aproveite sua viagem para conhecer um pouco da cultura gastronômica local, experimente novas comidas de boteco e não deixe de participar do concurso!

(por Gisele Luz)

Você também pode se interessar por