Blog

Carnaval #3 – Rio de Janeiro

Se o Brasil ganhou fama internacional pelo carnaval, certamente foi impulsionado pela exuberância do carnaval da cidade do Rio de Janeiro. De acordo com dados da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV), a capital fluminense foi a que mais vendeu pacotes de folia no país no ano de 2017. Segundo estimativa da Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro), mais de um milhão de turistas passam pela cidade durante o feriado carnavalesco, gerando uma arrecadação de R$ 3 bilhões com hotelaria, transporte e alimentação.

Em 2017 quem abriu os desfiles na Marquês de Sapucaí foram as escolas do grupo de acesso. Mas os desfiles mais esperados são das  doze escolas do grupo especial. É muito brilho, criatividade, ousadia e beleza, unidos aos sambas-enredo que divertem e encantam, envolvendo o público, que não fica parado! Para quem quer ver o desfile das escolas especiais pode escolher o melhor local da Sapucaí, de acordo com seu bolso. O preço dos ingressos para as arquibancadas variam, de acordo com o setor escolhido, sendo os mais disputados os localizados ao fim da avenida. Para quem quer desembolsar um pouco mais e usufruir de luxos como bebida e comida à vontade, além de shows exclusivos, os camarotes são as melhores escolhas. Com visão privilegiada da avenida, os camarotes também são frequentados por famosos. O valor do ingresso dos camarotes também varia, podendo chegar a quase dois mil reais.

rio de janeiro
Mais de 450 blocos de rua farão a alegria dos foliões nas ruas do Rio. (Foto: Publius Vergillius – Riotur – divulgação)
E se você vai para o Rio de Janeiro mas não faz questão de ir à Sapucaí, pode se divertir muito pulando carnaval nos blocos de rua da cidade, que também arrastam multidões de foliões. Serão 451 blocos realizando 578 desfiles. Os desfiles acontecem nas zonas Norte, Sul, Oeste e centro da cidade. Na verdade, a programação dos blocos teve início no último fim de semana de janeiro, e se estende até o dia 5 de março, domingo pós carnaval. Para conferir a programação completa do carnaval do Rio clique aqui.

Como as temperaturas no Rio de Janeiro são muito altas durante o verão, alguns cuidados devem ser tomados para curtir o carnaval, como beber muita água e usar o filtro solar para curtir os blocos de rua durante o dia. Não carregar bolsas grandes e levar apenas o essencial também contribui para cair na folia em segurança.

E se você ainda não comprou suas passagens de ônibus para o Rio de Janeiro, ainda dá tempo! Escolha a melhor opção na Rodoviariaonline e esteja mais perto de comemorar o carnaval mais famoso do mundo!

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por