Blog

Carnaval #2 – Recife e Olinda

Dando continuidade a série sobre os destinos carnavalescos mais famosos do país, não há como esquecer do carnaval pernambucano, sobretudo de Recife e sua vizinha Olinda. Anualmente, cerca de dois milhões de pessoas transitam pelas cidades durante o feriado de carnaval, que este ano terá sua abertura oficial em 24 de fevereiro, sexta-feira.

Na capital pernambucana, um dos grandes destaques da folia é o desfile do bloco Galo da Madrugada, considerada o maior bloco de carnaval do mundo, que já chegou a reunir mais de 1,5 milhão de foliões. O Galo da Madrugada apresenta-se apenas no sábado de carnaval. A concentração começa cedo, em torno das 7 horas da manhã, e a saída acontece entre 9:30 e 10:00. Os trios elétricos do bloco tocam até às 18:00, e não é preciso pagar nada para cair na folia e dançar ao som de muito frevo, maracatu, afoxé, samba, coco, e muitos outros ritmos. Este ano, os homenageados do bloco Galo da Madrugada são o cantor Alceu Valença e o compositor J. Michilles. O trajeto do bloco começa em frente ao Forte das Cinco Pontas, e segue em direção à Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto (sede do Galo), passando também pelas avenidas Dantas Barreto e Guararapes. Se você quer curtir o bloco, porém quer um pouco mais de conforto e tranquilidade, confira as opções de camarotes localizados nas ruas por onde o bloco vai passar. O preço dos ingressos variam, mas custam a partir de R$ 180,00.

E se você acha que às 18:00 a folia acaba, está enganado. Muitos foliões saem direto do Galo da Madrugada em direção ao Marco Zero, no Centro Histórico, principal polo do carnaval de Recife, que concentra as principais atrações. Este ano, os homenageados do carnaval serão o cantor Almir Rouche e os Caboclinhos Carajás. A festa no Marco Zero em Recife acontecerá todas as noites do feriado de carnaval, com grandes cantores e bandas que animarão o público. Mais uma vez, quem prefere curtir o carnaval direto de algum camarote, pode garantir o seu ingresso, que gira em torno de R$ 250,00, incluindo bebidas à vontade. Cada camarote também tem a sua própria programação, confira aqui a lista dos principais deles.

recife
Olinda: tradição e cultura que atrai milhões de foliões. (Foto: Prefeitura de Olinda)
Para dançar ainda mais ao som do maracatu, frevo, coco e afoxé, os foliões lotam as ladeiras da cidade de Olinda desde cedo. A cidade se enfeita completamente para receber os visitantes durante o carnaval. Suas bandeirolas, fitas e sombrinhas de frevo ajudam a deixar Olinda mais alegre e receptiva. Durante os dias de carnaval, cerca de 500 bloquinhos saem às ruas arrastando multidões, carregando junto os típicos ‘bonecões’, que se tornaram símbolo do carnaval da cidade.

Se você deseja curtir o carnaval em Recife e Olinda, confira a programação completa e antecipe a compra dos ingressos dos camarotes, para aproveitar um preço mais barato e maior opção.

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por