Blog

60ª Festa do Peão de Barretos

Se tem uma festa que tem tradição e representatividade no Brasil, esta é a Festa do Peão de Barretos. Comemorando a sua 60ª edição, o evento será realizado de 20 a 30 de agosto, no Parque do Peão, na cidade de Barretos, São Paulo.

A primeira Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos foi realizada em 1956, sendo o primeiro evento do gênero realizado da América Latina. Aos poucos, foi ganhando grandes proporções, atraindo público vindo de diversas cidades brasileiras, a fim de festejar a cultura sertaneja. Os responsáveis pela criação da Festa do Peão foram os integrantes do grupo Independentes, que se juntaram com a intenção de arrecadar fundos para entidades beneficentes durante os festejos do aniversário da cidade. Aos poucos, a festa que durava dois dias foi se estendendo e se transformando na mais importante do segmento do Brasil, com repercussão internacional.

A intensa programação inclui shows todas as noites de sertanejos consagrados, como Rio Negro e Solimões, Chitãozinho e Xororó, Michel Teló, Gusttavo Lima e Luan Santana. Além das atrações musicais, há competições já tradicionais no evento, como o Concurso do Berrante, Pau de Sebo (onde o desafio do participante é pegar uma bandeira no alto do mastro de 11 metros de altura), a Queima do Alho (concurso culinário que premia quem preparar o melhor prato à moda dos tropeiros, em fogão improvisado, no menor espaço de tempo), a escolha da Rainha da Festa, etc.

Mas a cereja do bolo da Festa do Peão de Barretos é o rodeio. Como não podia ser de outra maneira, o primeiro rodeio realizado no Brasil foi na cidade, em 1947, dentro de um cercado improvisado com arquibancadas. A ideia surgiu entre os próprios peões que ali passavam obrigatoriamente manejando o gado, já que naquela época era em Barretos que ficava instalado o maior frigorífico da América Latina.

Daquela brincadeira ninguém imaginava que Barretos se tornaria a capital do rodeio brasileiro e que iniciaria no país um movimento fortíssimo em torno do tema. Muitos peões viraram competidores profissionais e, desde então, correm o Brasil e o exterior disputando prêmios em dinheiro.

Além de competidores, o movimento despertou uma paixão nacional pelas festas de peão. Não é à toa que milhares de brasileiros se preparam para curtir os dias da grande festa e tudo que ela tem a oferecer, caprichando em suas botas, chapéus e adereços típicos do cenário sertanejo.

festa do peão
Milhares de pessoas lotam as arquibancadas para assistir ao rodeio. (Foto: divulgação Festa do Peão 2014)

Se você nunca foi à Festa de Peão de Barretos, esta é a grande oportunidade! Compre já suas passagens de ônibus e prepare-se para se divertir muito na capital brasileira do rodeio!

Para mais informações sobre a festa, clique aqui.

 

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por