Blog

E começa o horário de verão!

A partir das 0 horas do próximo domingo, dia 20, começa o horário de verão 2013. Para uns, uma ótima notícia, pois além de aproveitar o dia mais longo, isto também significa que a estação mais quente do ano está próxima! Para outros, uma má notícia, já que estar em pé pela manhã quando nem o sol apareceu, não faz o dia começar mais animado.

Horário de verão

O horário de verão é adotado anualmente no Brasil desde 1985, porém foi usado pela primeira vez em 1931 abrangendo todo o território nacional. Atualmente, apenas os Estados Sul, Sudeste e Centro-Oeste adiantam seus relógios em uma hora a partir do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro, exceto quando coincide com o carnaval. Neste caso, o horário de verão é prorrogado em uma semana.

A medida da adoção do horário de verão visa a redução do consumo da energia elétrica nos horários de pico como, por exemplo, o fim de tarde/começo da noite, quando as pessoas retornam às suas casas depois do trabalho. Assim, teoricamente, mesmo chegando em casa às sete da noite, é possível utilizar a luz natural para as atividades domésticas.

Mas para aquelas pessoas que custam a se acostumar com o novo horário, o despertador passa a ser seu inimigo número 1. Se este é o seu caso e, para ajudar, você tem sua passagem de ônibus comprada pela Rodoviariaonline para viajar no próximo domingo, fique atento para não perder a hora, principalmente se sua viagem for pela manhã! Confira o horário de saída do ônibus da rodoviária e chegue com antecedência, para evitar transtornos. E, dependendo do destino de sua viagem, você pode acabar fugindo do horário de verão, já que apenas o Sul, Sudeste e Centro-Oeste o adotam!

Organize-se e tenha uma boa viagem!