Blog

Saudades do teatro? Assista a peças online

Sem dúvida, uma das grandes perdas impostas pela pandemia da Covid-19 é a impossibilidade de frequentarmos cinemas e teatros. Graças às plataformas de streaming, que seguem crescendo, podemos assistir a diversos filmes sem sair de casa, no conforto do sofá. Mas você já experimentou assistir a um espetáculo teatral online?

Isso mesmo. Com as portas dos teatros fechadas, os artistas e produtores foram obrigados a se reinventarem, partindo para a representação das peças online, sem contato com o público – apenas pelas telas de celulares e computadores.

Desde então, muitos teatros e companhias de teatro passaram a exibir temporadas de forma digital. Gostou da ideia? Então veja abaixo algumas dicas do Portal Rodoviariaonline de onde e como assistir às peças online que andam fazendo sucesso na rede.

Estímulo à cultura

Participar de eventos como esses é um incentivo para que a arte continue viva e atuante, mesmo em tempos pandêmicos. Além disso, é uma forma de se preencher de cultura, conhecimento e de emoções que são despertadas quando entramos em contato com essas expressões artísticas. Faz bem para todo mundo!

Espetáculos online gratuitos

peças online
Divulgação da pela Canastrões, estrelada por Gracindo Junior, disponível no site Espetáculos Online.
O site Espetáculos Online é uma plataforma colaborativa gratuita, que reúne vários espetáculos que foram encenados ao longo dos anos. Na plataforma, há peças para todos os gostos: comédias, dramas, suspenses, infantis e musicais estrelados, inclusive, por artistas renomados, como Lilia Cabral, Marieta Severo, Mateus Solano, Marcelo Serrado, entre outros.

Entre os infantis, muitas opções para manter as crianças entretidas por algum tempo, entre clássicos e atualidades.

Para todos os gostos

peças online
Uma das peças encenadas pela Satyros Digital, via plataforma Sympla.
A Sympla, plataforma digital que disponibiliza espaço de divulgação de eventos presenciais e, também oferece inúmeras opções de eventos online, de diferentes naturezas. São cursos, workshops, congressos, festas, shows, competições esportivas e, claro, espetáculos teatrais.

A maioria das peças são gratuitas, porém o espectador pode optar por fornecer uma contribuição, que varia entre R$ 10,00 e R$ 50,00. O grupo Satyros, por exemplo, está “no ar” com temporadas de diversas peças. Os espetáculos são exibidos na data e horário pré-estabelecido, via o aplicativo Zoom, sendo o acesso feito através do Sympla. Na própria página do espetáculo, há todas as instruções para que o público saiba como assistir à peça.

Agenda de peças online

O Catraca Livre divulgou, recentemente, uma agenda bem completa com sugestões de espetáculos exibir digitalmente. As peças são exibidas nas mais variadas plataformas, como Youtube, Facebook, Zoom, Instagram, etc. Corre lá para conferir e escolher qual peça online vai colocar na programação cultural do seu fim de semana!

Você também pode se interessar por